Olá pessoal, tudo bem? A um tempão atras falei sobre metodologias ágeis, e mencionei alguns tipos de métodos ágeis, porém não expliquei a fundo como funciona cada um desses métodos. A partir de hoje estou criando uma trilha de explicação de cada um desses métodos que já havia mencionado, quem sabe vocês não se identificam e aplicam algo no seu ambiente.
E o primeiro da nossa trilha é o Kanban, que nada mais é que um sistema de gestão visual onde é possível controlar tarefas e fluxos de trabalhos através de colunas e cartões, apresentando ao interessado uma melhor visão de tudo o que está acontecendo na organização.
Como funciona o Kanban?
Ele é dividido em três partes: Colunas, Cartões e Quadro.
Colunas: Nas colunas é onde você vai encontrar os status dos cartões. Crie as colunas com os estados de A fazer, Em execução e Feito. Caso sua organização necessite de outros estados para as colunas, ou outras nomenclaturas, é possível mudar. Desde que atenda as equipes de trabalho, e que continue fazendo sentido no sistema.
Nessas colunas você consegue inserir os cartões que representam cada uma delas. Ex.: Na coluna “A fazer”, é possível inserir um novo projeto de Migração de Sharepoint por exemplo. Na coluna “em execução” você move todos os seus projetos que estão em execução, incluindo o projeto do seu Sharepoint quando ele começar a ser feito.
Cartões: É aqui que você vai colocar suas tarefas. Usando o exemplo anterior. Você inseriu na coluna em execução o projeto do seu Sharepoint, no cartão você pode colocar como tarefa “criação da estrutura de migração”, quando esse cartão for concluído, ele é migrado para a etapa feito. E outro cartão é criado para o próximo passo do projeto.
Os cartões são diferenciados por cor, cada cor vai indicar quem é o responsavel pela tarefa e sua respectiva prioridade ou criticidade.
Quadro: O mais importante de tudo. É nele que está o Kanban. Aqui você monta suas colunas e cola seus cartões. Cada quadro é de responsabilidade de uma equipe, ou seja, não misture projetos nem equipes diferentes nos quadros.
Tipos de Kanban
Existem dois tipos de Kanban, o de Produção e o de Movimentação.
Produção: É o voltado em realizar a gestão de tarefas. Conforme expliquei no exemplo anterior, você pode colocar atividades, projetos e ir mudando-o de coluna conforme for evoluindo as tratativas.
Movimentação: Esse é muito utilizado em indústrias, pois seu objetivo é realizar controle de estoque, o típico entrada e saída. Ele funciona exatamente igual o primeiro, a diferença é que no lugar de projetos, você insere produtos. Quantos produtos preciso fazer? Qual a urgência em cada produto?. E assim por diante.
A seguir uma imagem sobre o funcionamento desse tipo de kanban.
Beneficios do kanban
Imagine um quadro na parede do seu escritorio com suas tarefas da semana. A visibilidade com facilidade do que você e sua equipe precisão fazer, diminuem esquecimentos e falta de alinhamento entre as demandas.
Sabe ao certo o impacto e criticidade da demanda ou solicitação, evita a priorização de tarefas de maneira errada.
O seu trabalho depende da entrega do outro, mas por que a etapa anterior ainda não saiu? Colaboração e visibilidade que alguem precisa de ajuda para terminar algo, é sensacional.
Será que preciso de mais pessoas ou menos pessoas para esse projeto? Dimensionando visualmente o trabalho de cada um, é possivel reduzir custos desnecessarios, e dimensionar melhor as tarefas.
Agora que você aprendeu um pouco sobre kanban, é possivel separar suas equipes e projetos, e começar a aplicar na sua empresa. Não se apegue apenas ao quadro na parede, o kanban possui diversas ferramentas online gratuitas que podem te ajudar nisso.
Abraços e aguardo vocês no proximo post da trilha
Muito legal o artigo. Eu gosto de usar bastante o Trello, nele eu separo as colunas por Backlog, In progress, On approval e Fineshed. Dessa forma eu consigo executar com mais precisão meus projetos pessoais.
Microsoft Planner é muito bom, mas pouco difundido também.