Habilitando o Copilot no Windows 11

Sim, finalmente o tão aguardado recurso foi liberado (Thank you Uncle Bill!). Vem comigo e vamos aprender de 2 formas como habilitar o Copilot no Windows 11.

Pré Requisitos

  • Windows 11 – Versão 22H2 (Testei nas versões Home Single-Language e Pro).
  • Habilitar o Windows Update e garantir que esteja atualizado.
  • Conferir se tem especificamente a atualização KB5030310. ( Caso não tenha a atualização em sua lista, acesse o link para baixar: https://www.catalog.update.microsoft.com/Search.aspx?q=5030310).

    OBS: Para conferir se tem a atualização, abra o Menu Iniciar, Digite “Verificar Atualizações” na pesquisa e abra a primeira opção.
    Em Seguida clique em “Histórico de Atualização”. Procure pela atualização mencionada anteriormente dentro das “Atualizações de Qualidade”. Caso já tenha, vamos para os próximos passos.

OBS: Caso já tenha esse ícone em sua barra de tarefas, parabéns, já está com o Copilot ativado e pronto para uso. E então pode ignorar os passos seguintes. Se não, “Siga-me os bons!”.

Método 1 – Através do Windows

Vá até o Menu Iniciar, digite “Configurações” e na tela que abrir, na barra lateral esquerda navegue até a opção “Personalização”. Nas opções, busque por “Barra de Tarefas”.

Ao abrir verá a opção Copilot (Versão Prévia). Basta habilitar e ser feliz!

Uma dica de atalho de uso é usar as combinações de tecla “Windows + c”.

Método 2 – Através do ViveTools

Vimos a forma automátizada e fácil de habilitar. Mas se mesmo atingindo os requisitos e ainda assim o Copilot não aparecer pra você, vamos ao método manual e um pouquinho mais trabalhoso.

1 – No primeiro passo, vamos fazer o download do ViveTool. É uma ferramenta open-source que habilita/desabilita recursos do Windows (Seu uso é de responsabilidade própria. Caso não aceite ou não saiba o que está fazendo, recomendo parar o tutorial por aqui 😉

Entre no GitHub e faça o download da ultima versão do ViveTool

2 – Após baixar, extrai o seu conteúdo em uma pasta qualquer. Recomendo extrair na raíz do sistema (C:), pois vamos precisar acessar através do prompt.
Seguindo o tutorial da forma correta, ficou dessa maneira:

3 – Agora, vamos abrir o prompt de comando do windows. Lembrando que como vamos realizar alterações no sistema, devemos abrir com a opção de administrador. Então:

  • Abra o Menu Iniciar e digite “cmd”. Na opção que aparecer, clique com o botão direito e selecione a opção “Executar como administrador”.

Ao abrir o Prompt de comando, digite o comando abaixo para navegar até a pasta extraída. No meu caso está em C:\ViVeTool-v0.3.3. Então o comando será:

cd C:\ViVeTool-v0.3.3

4 – Agora vamos aos comandos para habilitar o Copilot. (Cuidado ao executar o procedimento, pois pode causar alterações inesperadas caso digite algum comando de forma errada)
Insira o seguinte comando:

vivetool /enable /id:44774629,44776738,44850061,42105254,41655236

5 – Após a mensagem de sucesso, Reinicie o seu PC.

6 – Ao iniciar seu computador basta desfrutar de seu novo assistente (e realmente útil) para o seu dia a dia. O Copilot fica disponível como uma barra lateral e pode ser consultada a qualquer momento.

Aqui estão algumas dicas de uso estão disponíveis para auxilio na personalização do Windows:

  • “alterar para o modo claro.” 
  • “habilitar o modo não perturbe.” 
  • “Faça uma captura de tela” 
  • “Resuma este site” (quando uma guia estiver ativa no Microsoft Edge) 

“Crie uma imagem de um skatista em marte” 

Lembrando que o Copilot está em modo preview e pode não corresponder de forma satisfatória em algumas situações. Mas com certeza novos recursos serão implantados para facilitar o nosso dia-a-dia.

Sobre Allan Nemes 5 Artigos
Formado em Redes de Computadores pela FIAP com certificações em Office 365 e Microsoft Azure. Administrador de Rede e Sócio da BNP Soluções em TI. Fanático por música e tecnologia, além de grande apreciador de Cervejas Artesanais!

7 Comentário

    • Boa noite Manuel, não sei dizer se houve alguma restrição a nível geográfico, mas creio ter mais relação ao idioma do Windows. Testei com o idioma em Português (Brasil). Assim que der vou simular com o Windows em Inglês.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*