Invista em pessoas e evite TurnOver

No mundo dos negócios, todos sabem o que é turnover. Mas o que poucos sabem é como diminuir e muitas vezes até evitar que esse fluxo aconteça. E por mais que não parece, ele começa lá no seu recrutamento e seleção.

Antes de continuarmos, você deve estar se perguntando. Esse blog é sobre tecnologia, por que falaremos de TurnOver? Porque tecnologia está em 7ª lugar no ranking de setores com maiores turnover do Brasil, conforme divulgado pelo LinkedIn, perdendo apenas para setores como: Construção Civil, Telemarketing, Varejo, Agropecuário, Serviços e Vendas.  

O processo de contratação:

Aqui você já consegue ter uma ideia se ele ficará pouco tempo, ou muito tempo dentro da sua empresa. Analise o tempo de casa em outras empresas. Funcionários com muitas trocas no currículo, nem sempre buscam um novo salário, eles podem ser o tipo de funcionário que não se adapta a empresa e em 2 semanas perde desligamento. Ou até mesmo possui um perfil que não condiz com a conduta da empresa, e consequentemente gera um desligamento.

Quando digo perfil que não condiz com a empresa, não estou falando sobre religião, vestimenta, e crenças, e sim basicamente sobre outros pontos: Postura, maneira de falar e até mesmo de responder aos questionamentos. Pessoas que na entrevista são grossas, não demonstram postura em uma entrevista, dificilmente serão aprovados, porque dificilmente atendem ao perfil da empresa, principalmente se sua empresa atende ao público.

Feedback é importante sim:

Se um funcionário não sabe que está errando, ele não sabe que precisa corrigir. Ninguém é perfeito, e nem deve ser. Mas sempre tem um processo que não deveria estar sendo feito daquele jeito, mas sem chance de corrigir, o funcionário jamais saberá disso.

Comunicação é tudo:

Deixar claro o que deve ser feito, diminui turnover. Quando o funcionário não sabe claramente o que precisa fazer, ele mesmo se sente inaproveitável e começa a pesquisar o mercado, e consequentemente sai. O TurnOver ocorre não apenas em demissões, mas também em desligamentos.

Treinamentos coletivos e individuais:

Disponibilizar cursos para os funcionários é excelente, pois você está valorizando suas joias. Mas treiná-los em equipe também é. Em conjunto, os membros da equipe têm mais facilidade para tirar suas dúvidas, e interagir. Isso ajuda muito a melhorar e manter os recursos.

Lembre-se: Invista em pessoas e evite TurnOver

Liderança afetiva:

O ponto que mais pode influenciar em um turnover. Líderes devem dizer claramente aos colaboradores o que eles precisam. Quando isso não ocorre, o líder pode desligar alguém por não entregar o que está sendo solicitado, mas senão estiver claro, como será atendido?

Qual o impacto do turnover no setor de tecnologia?

O impacto é alto em todos os setores, mas na tecnologia é maior. Preparar recursos qualificados para atender diversos níveis de conhecimento dentro de uma empresa é caro. O tempo que o recurso ficará em preparação, treinando e conhecendo gera carga em equipe, e consequentemente perda na qualidade do trabalho da sua empresa.

Sobre Bianca Dezorzi 89 Artigos
Pós Graduada em Gestão de T.I, estou sempre aprendendo e consumindo conteúdos de Gestão. Atualmente sou Customer Success Manager na BNP e coordeno uma poderosa Central de Serviços. E nas horas vagas? Amo passear na natureza com meus cachorrinhos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*