PMP, O GUIA DEFINITIVO: PRÉ-REQUISITOS PARA O EXAME.

PMP – Iniciando o cadastro para fazer o exame.

Como vimos no artigo anterior, o exame do PMP é muito específico. Um breve contexto histórico e a maneira com que as habilidades teóricas são requisitadas em prova se faziam necessárias antes de prosseguirmos. O segundo passo nessa jornada é verificar se você possui os pré-requisitos para fazer a prova. Estes pré-requisitos incluem um conjunto de experiências + o pagamento das taxas. Vamos detalhar cada um destes passos. Usaremos dados fictícios. Siga a seta laranja:

Acesse o endereço do PMI através do link: www.pmi.org
No canto superior direito, acesse o botão “Register” para criar sua conta no PMI.

Entre com seus dados pessoais e profissionais, e crie sua senha de acesso. Basta entrar com as informações e clicar no botão “Create Account” ao final da página.

Basta clicar em “Log in” no canto superior direito sempre que quiser acessar o PMI. Uma vez logado, o próximo passo é se tornar um membro oficial. Para isso, vá na seção “Become a Member”, dentro da opção “Membership”:

Na próxima página, você verá todos os benefícios de se tornar um membro do PMI, tais como o download gratuito da última versão do Guia PMBOK® e o acesso ao PMIstandards+TM, onde você poderá encontrar templates e material adicional para uso no seu dia a dia.
E sobre o valor, no momento da criação deste artigo (abril de 2024) a anuidade do PMI está R$ 566,00. Você deve estar se perguntando: “Mas vale a pena?”. E abaixo vou te mostrar que sim!

Valor do Exame PMP para não-membros: R$ 2.984,00.
Valor do Exame PMP para membros do PMI: R$ 1.682,00.
Anuidade do PMI + Taxa de Inscrição Inicial: R$ 566,00.
Valor total para membros do PMI: R$ 2.248,00. Economize R$736,00.

Ou seja, como forma de incentivar a adesão de profissionais ao instituto, o PMI trabalha com descontos nas certificações. Portanto, vale a pena se inscrever no PMI para fazer seu Exame de Certificação PMP! Então, basta clicar em “Join PMI”.

Você será direcionado para o seu carrinho, onde irá confirmar os itens que está adquirindo. O PMI já inclui para você a opção de aderir a um capítulo local. Caso entenda que seja interessante para você, basta deixar da forma como está. Caso queira descartar essa opção, basta clicar na lixeira ao lado dos valores. Aqui também você terá a opção de fazer uma doação ao PMI Educational Foundation (PMIEF), iniciativa do PMI para capacitar jovens no mundo do gerenciamento de projetos, permitindo que eles realizem todo o seu potencial. Mais uma vez, a escolha é sua sobre fazer a doação nesse momento ou não. Então, confirmando que está tudo ok com o carrinho, basta clicar no botão “Continue to Checkout”.

Nessa próxima página, você deverá entrar com seu endereço e aceitar os termos e condições do Código de Ética do PMI. Somente após feitos esses dois passos é que o botão “Continue to Payment / Voucher” ficará habilitado. * Note que a renovação automática estará habilitada, e anualmente será debitado esse valor de anuidade no cartão que você irá informar na próxima página. Mas uma vez feito esse pagamento inicial, você pode desabilitar a renovação automática posteriormente.
Agora basta você entrar com as informações finais e fazer o pagamento e pronto, você poderá se considerar um membro do PMI!

IMPORTANTE: Não é necessário se filiar a algum capítulo local, fica a seu critério, mas eu recomendo fortemente que você se torne membro também do seu capítulo local, por conta das facilidades de se manter na ativa, seja por network, aproximação de cursos de atualização e ações de voluntariado.

Agoa que você já é membro do PMI, resta preencher o último requisito: ter trabalhado numa estrutura de projetos. E aqui cabe qualquer cargo dentro do time/squad, desde que o trabalho em si tenha sido de fato um projeto. Este último requisito inclui:

Faculdade / diploma universitário de quatro anos +
36 meses de experiência liderando projetos nos últimos oito anos+
35 horas de educação/treinamento em gerenciamento de projetos ou certificação CAPM
OU
Diploma de ensino médio ou secundário +
60 meses de experiência liderando projetos nos últimos oito anos +
35 horas de educação/treinamento em gerenciamento de projetos ou certificação CAPM

IMPORTANTE: Se você tem um diploma de pós graduação em gerenciamento de projetos, este título pode ser usado como prova na parte das 35 horas de treinamento oficial. Depois desta etapa, você pode submeter seu pedido para fazer a prova, vamos lá:

Uma vez logado no site do PMI (www.pmi.org), no menu principal, selecione a opção “Certifications” e clique em “Project Management Professional (PMP)®”.

Na página que se abrirá, clique no botão “Apply Now For Your PMP”.

E aí você já cai no ciclo de informações que precisam ser enviadas para o PMI para que eles avaliem a sua aplicação. A primeira delas é sobre a sua formação acadêmica e sobra a sua educação formal em gerenciamento de projetos.

IMPORTANTE: Se você tem um curso superior com duração mínima de 4 anos, vai selecionar a opção “Bachelor Degree”. O importante é que você selecione o grau de formação que você tenha o diploma em mãos, pois caso sua aplicação caia na auditoria, você terá que apresentar cópia do diploma. Por exemplo, se você tem um mestrado, mas por algum motivo o seu diploma do mestrado está na universidade ainda, você acabou não pegando, é melhor entrar com sua informação da graduação. Cursos acima da graduação não lhe ajudam em nada na inscrição para o Exame de Certificação PMP. High School Diploma e Associates Degree exigem um mínimo de 5 anos / 60 meses de experiência em gerenciamento de projetos. As demais opções, exigem 3 anos / 36 meses.

Na educação formal em gerenciamento de projetos, entre com as informações do seu curso preparatório. Aproveito mais uma vez para indicar a DGP Excelência em Projetos que te auxilia com planilhas de apoio em todo tipo de aplicação para o PMP. (Lembre-se que o seu certificado só poderá ser emitido ao final do curso, portanto você só poderá enviar a sua aplicação considerando o término do mesmo). Caso você tenha uma pós-graduação em Gestão de Projetos, que tenha tido a carga horária mínima de 35 horas, você pode inserir ela aqui. O mesmo vale caso seja CAPM. Depois de entrar com as informações sobre a sua educação, basta clicar no botão “Continue To Experience” ao final da página.

O primeiro passo a ser preenchido com a sua experiência são as informações do projeto.

1. É o nome do seu projeto: sugestão: coloque o nome e a breve descrição: ao invés de somente “Ponte Daniel Smith”, use “Projeto Daniel Smith: construção de uma ponte”.
2. Aqui é o nome da empresa que você estava durante o projeto (aqui pode ser em português mesmo, pois se trata de nome próprio).
3. Seu cargo: não precisa necessariamente ser “Project Manager”, pois na descrição você irá mencionar a sua função no squad/projeto.
4. Aqui é o departamento/gerência que você estava alocado.
5. Aqui é o mercado que sua organização atua.
6. O projeto seguiu a metodologia tradicional, ágil ou híbrida?
7. O tamanho da equipe do projeto, e você pode marcar ‘classified’, se confidencial.
8. O orçamento do projeto, e você pode marcar ‘classified’ se confidencial.
9. A data inicial e final do projeto (no período que você trabalhou nele).
10. Marcar essa caixa caso o projeto ainda esteja em andamento.

Após entrar com as informações gerais do projeto, basta entrar com a descrição da sua experiência naquele projeto, bem como deixar claro os objetivos do projeto, os resultados esperados, sua função no projeto, suas responsabilidades e as suas entregas (mínimo de 100 palavras, tipicamente entre 200 e 500).

Agora você já está bem perto de finalizar a sua inscrição. Uma vez confirmados todos os requisitos e inseridas todas as informações e descrições das atividades para os projetos, é hora de seguir em frente para a seção “Exam Details” e finalizar a sua aplicação. Nessa seção, você irá entrar com as seguintes informações:
– País em que deseja fazer a prova;
– Endereço; – E-mail; – Telefone;
– Nome da mesma forma que está em seu documento de identificação;
– Nome que irá aparecer no seu certificado, em caso de aprovação (não precisa ser exatamente como está em seu documento de identificação);
– Marcar se precisa de acomodação especial durante a prova;
– Concordar com os termos e condições e garantir que as informações são verdadeiras e completas.

Após confirmar todas as informações, basta enviar a sua aplicação!

Você irá receber um e-mail informando que sua aplicação foi submetida e está sob revisão. O PMI tem até 5 dias para lhe retornar! Se a sua aplicação cair na auditoria, você será notificado por e-mail alguns minutos depois do envio.

Após receber o retorno do PMI (é bom também entrar no próprio site do PMI para verificar, pois pode ser que o e-mail caia na caixa de SPAM e você acabe não sabendo que já está apto), acesse o site e vá em Certifications >> Project Management Professional (PMP)®. Lá você será notificado que sua aplicação foi aprovada.

Clique no botão “Go to myPMI” para acessar o seu dashboard. Role para baixo e você verá o seu período de elegibilidade (você tem 1 ano para poder agendar seu exame – caso esse prazo expire, terá que submeter novamente sua aplicação) e o botão para seguir em frente com o pagamento (“Pay for Exam”).

Após realizado o pagamento, agende seu exame e conquiste a sua certificação PMP! Te desejo muita sorte e espero que este artigo tenha te ajudado de alguma forma. Fez a prova e passou? Volte aqui no 4Future e veja como fazer para manter a sua certificação PMP ativa. Procure pelo artigo: PMP, O GUIA DEFINITIVO: MANTENDO A SUA CERTIFICAÇÃO.

Sobre Rodnei Moreira 10 Artigos
Um observador nato, com espírito de eterno aprendiz. Um leitor meio nerd que não dispensa um bom chopp e nem uma boa roda de samba. Eu teria um desgosto profundo se faltasse o Flamengo no mundo.

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