Ferramentas de chamados para o setor de T.I

Todos sabem que a necessidade de ter uma ferramenta de chamados dentro da empresa, é primordial. Mas, você sabe qual ferramenta usar para a sua necessidade? E não ficar gastando e testando milhares de ferramentas por aí.

Defina sua utilização

Definir o que você precisa no seu ambiente é o primeiro passo. Não adiantar comprar a ferramenta mais complexa do mercado, se sua necessidade é apenas abrir chamado. Da mesma maneira que não adianta uma ferramenta de chamado simples, outra para automatizar seus alertas, outra para chat, se você pode economizar custo, e fazer tudo em uma só.

Depois de definir o que você precisa, anote e saia em busca do que lhe atende da melhor forma. Agora que você já anotou, vou te dar algumas dicas para sua missão.

Tickets, Chat, e-mail

Milvus: Configurado, permite automatização de alertas, atendimentos via chats, abertura de chamado inteligente de demandas via e-mail, WhatsApp e geração de relatório dos mais diversos. Permite também criação de KBS.

Zendesk:  Uma das plataformas mais conhecidas e utilizadas no mercado. Permite o uso para abertura de chamados, chat, e-mails, automação e geração de relatórios.

Gerenciamento de serviços de T.I

Se você quer ir mais longe, aqui tem uma lista de ferramentas mais completas para sua T.I., e com certeza um pouco mais salgadas.

Jira Service Management:  Ferramenta muito conhecida por gestão de projetos, com ela também é possível abrir e gerenciar tickets. O que oferece uma facilidade gigante na integração dos times, pois tudo é feito em um único lugar.

BMC Helix ITSM: Além de gestão de serviços de T.I., oferece diversas funcionalidades como I.A e automação de processos. Já pensou que legal usar I.A nos seus chamados.?

Service Now:  Plataforma de gerenciamento de tickets, automação e gerenciamento de dispositivos. Ela por si só, consegue gerar alertas de servidores e abrir o próprio ticket.

Ferramentas para pequenas empresas

Se você está começando agora, existe algumas possibilidades de ferramentas com código aberto. Essas, são muito mais acessíveis ao bolso de um microempresário.

osTicket: Ferramenta de código aberto, é flexível e customizável, além de gerenciar tickets, é possível fazer automações com diversas APIS.

De graça, até injeção na testa

Mas se você for do time, “de graça até injeção na testa”, não esqueça de passar por essas duas ferramentas: GLPI, e Spiceworks. Ambas são de graça, gerenciam chamados, fazem automação e muito mais. O problema por aqui, é que como são Free, não existe suporte, a própria comunidade lança melhorias, e se você não tiver paciência, não te serve.

A gama de variedades ainda é maior no mercado. Conte-me qual a ferramenta que você usa na sua empresa, e se ela vale a pena no seu negócio.

Sobre Bianca Dezorzi 98 Artigos
Pós Graduada em Gestão de T.I, estou sempre aprendendo e consumindo conteúdos de Gestão. Atualmente sou Customer Success Manager na BNP e coordeno uma poderosa Central de Serviços. E nas horas vagas? Amo passear na natureza com meus cachorrinhos.

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