Corrigindo Fuso Horário no Power BI

Se você já se deparou com problemas de fuso horário ao trabalhar com datas no Power BI, este tutorial é para você. Neste guia passo a passo, vamos abordar como corrigir a questão do fuso horário e garantir que as datas sejam exibidas corretamente no Power BI Desktop e no Power BI Service.

O Problema

Muitos usuários enfrentam um problema comum ao usar o Power BI: a data de atualização do relatório não é exibida corretamente no fuso horário desejado. Isso geralmente resulta em um deslocamento incorreto nas datas, fazendo com que pareçam estar em um fuso horário diferente do esperado.

Por exemplo, seu horário local pode ser 13/09/2023 às 14h55. No entanto, quando você publica o relatório no Power BI Service, ele mostra a data como 13/09/2023 às 17h55, causando confusão e imprecisão nas análises.

A Solução

Felizmente, há uma solução simples para esse problema. Vamos abordar três abordagens diferentes para corrigir o fuso horário no Power BI:

1. Usando Power Query

Primeiro, você pode utilizar o Power Query para definir a data e a hora corretas no fuso horário desejado. Siga os passos abaixo:

  • Crie uma consulta nula no Power Query com a fórmula “= DateTime.LocalNow()”.
  • Atualize a coluna com o fuso horário correto, que no nosso caso é -3 para UTC – 3.

2. Utilizando DAX

Outra abordagem é usar a linguagem DAX (Data Analysis Expressions) para adicionar uma nova coluna calculada que ajustará a data e a hora de acordo com o fuso horário desejado. Veja como fazer isso:

  • Crie uma nova coluna calculada e nomeie-a como “Última Atualização”.
  • Use a fórmula “// [Última Atualização] = NOW() – 3/24” para ajustar a hora atual para o fuso horário UTC – 3.

3. Consulta Avançada no Power Query

Por fim, se você deseja uma abordagem mais avançada, pode criar uma consulta direta no Power Query usando a função DateTimeZone.SwitchZone. Aqui está como fazer isso:

  • Crie uma consulta avançada diretamente no Power Query.
  • Utilize a fórmula “// DateTimeZone.SwitchZone(DateTimeZone.LocalNow(), 3, 0)” para ajustar a hora no fuso horário desejado.

Corrigir o fuso horário no Power BI é essencial para garantir que seus relatórios e análises de dados sejam precisos e confiáveis. Com as abordagens mencionadas acima, você pode escolher a que melhor se adapta às suas necessidades e resolver o problema do fuso horário de uma vez por todas.

Esperamos que este tutorial tenha sido útil para você. Agora, você pode aproveitar ao máximo o Power BI sem se preocupar com deslocamentos de fuso horário nas suas datas e horas. Se você tiver mais dúvidas ou precisar de assistência adicional, não hesite em deixar um comentário abaixo.

Sobre Janaina Valim 79 Artigos
Como Analista de Dados, minha paixão é desvendar insights valiosos e transformá-los em estratégias de sucesso. Constantemente em busca de novos conhecimentos, minha jornada vai além das planilhas e gráficos. Fora do mundo dos dados, sou uma apreciadora entusiasta de vinhos e cervejas, sempre em busca de novos sabores e experiências.

2 Comentário

  1. Obrigado pelo artigo!
    Estava tentando visualizar corretamente a data obtida de consulta API (iso 8601) e só estava certa no power bi desktop. Na web mostrava hora errada.
    O que resolveu foi formatar a datahorafuso obtida e mudala para date/hour/timezone no locale para depois aplicar o ajuste -3/24. Foi o que resolveu a visualização web.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*