Como a Gestão Financeira trabalha com a Gestão de TI

Para o setor de TI chega a ser extremamente necessário que ambas as Gestões tanto financeira quanto de TI, andem lado a lado. A junção e caminhada correta de ambas, ajuda e muito no desenvolvimento da empresa como um todo, e não apenas como um único setor separado.

Já disse um pouco sobre ele em outro artigo, mas o Budget é sim o ponto chave dessa junção. E não é apenas por mensurar quantos computadores você precisa comprar, ou quais servidores precisa trocar a infraestrutura física, e sim como controlar tudo isso. O budget tambem pensa em problemas do seu dia a dia, um exemplo disso é um software que já está descontinuado, que precisa de um upgrade, uma cotação de licenças de antivírus para uma versão mais completa, e até mesmo o orçamento que você precisa no ano para pensar em treinamentos sobre a LGPD.

A TI vem ajudando muito o setor financeiro tambem com análise de dados para tomada de decisão. Com implantações de ferramentas de Power BI, é possivel pegar os dados financeiros e criar tendencias de custos não apenas para o setor de TI, mas sim para toda a empresa.

A gestão financeira tambem é responsável por aprovar os custos de projetos e implantações internas, que normalmente passam pelo setor de TI. Um bom alinhamento de ambos os gestores é extremamente necessario para os planos saírem do papel. Qual a prioridade do projeto, quanto de recursos será usado, e até mesmo a aprovação de um projeto emergencial que não estava nos planos de orçamento anual.

O Setor de Finanças tambem consegue ajudar a TI em métricas de ROI (Retorno sobre investimento). É possivel através de relatórios apresentados ao setor financeiro, a medição do resultado financeiro que aquele investimento foi capaz de proporcionar. O que em certos casos é essencial para aprovações futuras, pois é possivel provar a níveis de estrutura hierárquica para grandes diretores que o investimento valeu realmente a pena.

E por último, mas não menos importante, é o planejamento de Continuidade de negócios. Você tem seu servidor local sincronizado em nuvem, em um problema local seu sistema e redes continuam operantes a nível servidor, mas e seus funcionários, como trabalham? O setor financeiro precisa pensar no custo desses funcionários trabalharem em casa. Como trabalharam e como será todo o projeto de mudança emergêncial a nível financeiro. Afinal, não são todos que podem ter recursos em casa para esse tipo de trabalho.

Sobre Bianca Dezorzi 86 Artigos
Pós Graduada em Gestão de T.I, estou sempre aprendendo e consumindo conteúdos de Gestão. Atualmente sou Customer Success Manager na BNP e coordeno uma poderosa Central de Serviços. E nas horas vagas? Amo passear na natureza com meus cachorrinhos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*