Benefícios da Nuvem para Gestão de T.I.

A tecnologia transforma o mundo”, sábio a pessoa que disse essa frase. E como a tecnologia vem crescendo a cada dia, a frase mencionada acima, não é apenas uma frase, a muito tempo.

               Dentre todas as inovações e descobertas, a mais recente e com alta taxa de usabilidade, chama-se Chat GPT.  Mas hoje não falaremos sobre ele, e sim sobre os benefícios que uma famosa inovação tecnológica traz para a área de gestão, nosso bate papo hoje será sobre Nuvem.

               Que a adoção de nuvem vem sendo cada vez mais utilizada, todos sabemos. Mas e os benefícios que ela traz para sua empresa, principalmente aqueles ligados diretamente a sua gestão de T.I.?

               Redução de custos: Já pensou o trabalho que seu gestor de T.I tem em encontrar hardwares bons com o orçamento disponível? O tempo de inventario de garantias de hardware e o custo em manutenções, são necessidades que costumam levantar um certo tempo do Gestor. Quando seu ambiente está em nuvem, você tem um controle de custos, e não se preocupa com desastres físicos, manutenção de hardware, nem nada relacionado a isso.

               Agilidade nas demandas: Quando o ambiente está em nuvem, sua empresa não para. Falhas elétricas no ambiente, possibilitam o trabalho em home office. Caso sua empresa não tenha energia local, seu servidor será desligado e o trabalho para. Um outro ponto, é que o ambiente em nuvem, permite respostas mais rápidas a demandas, permitindo implantação de novos recursos com mais facilidade.

               Complementando o item anterior, a Flexibilidade é um dos benefícios mais notados na adoção da nuvem. O trabalho de qualquer lugar, em qualquer horário, independente de ação humana, é notável. Quando digo ação humana, estou me referindo a disponibilidade de recursos locais, que dependem de fatores da natura para funcionarem.  

               Escalabilidade: Esse é o que eu mais gosto. Em ambientes locais, a empresa precisa pensar bastante no que implantar, e quando o recurso não aguenta a demanda, pode demorar dias até alocar mais recurso de hardware para isso. Na escalabilidade, basta aumentar o recurso conforme pico de demanda, e diminui-lo depois. Garantindo assim, um bom processamento daquilo que você quer entregar.

               Quando a empresa possui um ambiente em nuvem, ela para de se preocupar tanto com o físico, e começa a usar seu tempo para gerir novos recursos, ter novas ideias e implantar novos negócios, afinal, a gestão precisa gerir pessoas e empresas, e não apenas computadores.

Sobre Bianca Dezorzi 94 Artigos
Pós Graduada em Gestão de T.I, estou sempre aprendendo e consumindo conteúdos de Gestão. Atualmente sou Customer Success Manager na BNP e coordeno uma poderosa Central de Serviços. E nas horas vagas? Amo passear na natureza com meus cachorrinhos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*