Revalidação certificação ITIL 4 – ( Certificações Axelos)

Em meados de janeiro, soltei uma pequena mini “bomba” por aqui. Com a notícia da recertificação da Itil sendo transmitida por aí, nossos bolsos ficaram um pouco preocupados, pois não tínhamos muitas informações de custos do My Axelos, e como funcionariam os CPDs necessários para a renovação dela. (Se você não se lembra deste artigo, leia-o aqui:  Recertificação ITIL 4)

Como a maioria das coisas na vida, não é de graça. O My Axelos também não é, e brincadeiras a parte, como não é. Nos últimos dias, recebi um e-mail oficial da People Cert, com as informações necessárias para renovar a minha certificação, que expira em Agosto de 2024. E pasmem, tem até uma “promoção” para quem está na mesma situação que eu.

Como irá funcionar os CPDs.

O CPD (Desenvolvimento Profissional Contínuo) é um caminho que a Axelos fez para a renovação das certificações, antes que elas expirem. Você realiza o cadastro no site, paga o valor do plano, que está dividido entre mensal/anual, e realiza as atividades dentro da plataforma, o que lhe acumulará CPDs.

Os CPDs estão divididos em 3 categorias: Experiência Profissional, Treinamento e Comunidade.  Por ano, são necessários uma somatoria de 20 pontos CPDs, no período de 3 anos consecutivos para a renovação. Ou seja, se a sua certificação é de 2023, você precisa por ano ter 20 pontos CPDs, para em 2026 renová-la por mais 3 anos.

Experiência Profissional:  5 pontos CPDs

  • Aplicando as melhores práticas no local de trabalho, treinar colegas em relação as melhores práticas.
  • Orientar indivíduos ou grupos para apoiar seu desenvolvimento
  • Trabalhe orientando os colegas nas melhores Práticas.

*É exigido um mínimo de 5 pontos nesta categoria.

Treinamento: 15 pontos CPDs

  • Realizando certificações People Cert
  • E-learning
  • Qualificações profissionais das entidades adjudicantes
  • Ler livros relevantes, publicações, pesquisas.
  • Envolvimento em podcast e webinar.

*É permitido um máximo de 15 pontos nesta categoria.

Comunidade:  15 pontos CPDs

  • Contribuir para fóruns de discussão da comunidade
  • Participação de eventos do setor
  • Voluntariado para compartilhar seu conhecimento e experiência
  • Ler fóruns de discussão da comunidade

*É permitido um máximo de 15 pontos nesta categoria.

Custos do My Axelos

A assinatura esta dividida em duas modalidades: Mensal e Anual: A mensal custa € 9,99 + taxas, e a assinatura anual custa € 99,00 + taxas. Lembrando que para a revalidação da certificação sem a prova, você precisa ter 20 pontos CPDs por ano, durante 3 anos.  

Outra coisa, lembra daquela “promoção” que eu disse que ganhei lá no início deste artigo? Então, a Axelos está com uma oferta exclusiva para as certificações que foram conquistadas em 2021, que expiram em 2024. Caso o membro se cadastre no My Axelos até dia 01/07/2023, ele irá receber a revalidação automática de sua certificação por mais 3 anos.

Certificações do escopo de revalidação

A Axelos tem várias outras certificações em seu catálogo disponível hoje para conhecimento e conquista, sendo assim, todas elas entraram na lista de processo de revalidação:  ITIL® 4, PRINCE2®, PRINCE2® Agile, MoR®, MSP®, MoV®, MoP®, P3O®, AgileSHIFT® ou Resilia®

De momento são essas as informações atualizadas que tenho para passar a vocês. Qualquer novidade sobre esse processo, ou qualquer coisa que eu for descobrindo relacionado a isso, vou compartilhando com vocês.

Sobre Bianca Dezorzi 94 Artigos
Pós Graduada em Gestão de T.I, estou sempre aprendendo e consumindo conteúdos de Gestão. Atualmente sou Customer Success Manager na BNP e coordeno uma poderosa Central de Serviços. E nas horas vagas? Amo passear na natureza com meus cachorrinhos.

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*