A IA impactando o mercado de trabalho

A Inteligência artificial não é apenas o assunto do momento, e sim o trabalho do momento. Pode parecer um pouco clichê, mas a IA já mudou muitas coisas por aqui, e muitas delas você nem sabe. Então, vem comigo nesse artigo para saber um pouco mais sobre esse assunto.

O mundo dos negócios… Ah o mundo dos negócios. Lugar onde as coisas mudam com tanta constância, que é difícil acompanhar. Quando digo o mundo dos negócios, eu não estou falando do setor de adm da sua empresa. Eu estou falando não apenas da sua empresa como um tudo, mas sim de todas as empresas desse mundo.

Relatórios automatizado: Quem nunca pediu para o chat GPT fazer um relatório para você? Até mesmo criar uma planilha baseada nas funções que você precisa, ele faz. Métricas de vendas, de acessos e até mesmo análise do seu e-commerce. Sim, o GPT faz isso.

Automatização de tarefas: Claro que é obvio falar sobre isso. Mas a IA já vem automatizando tarefas não apenas de setores de tecnologia, mas também setores financeiros e recursos humanos já podem usar IA para automatizar as tarefas. Seja um relatório de prospecção de custos em tempo real com apenas alguns dados, ou até mesmo uma entrevista de emprego.

O atendimento ao cliente com ChatBots está muito mais melhorado. O primeiro atendimento de clientes já está sendo feito não apenas em empresas de tecnologias, mas também em hospitais, bancos, seguradoras, empresas de advogacia e até mesmo clínicas veterinárias. Quando digo o primeiro atendimento, não estou dizendo agendar uma consulta, estou falando em primeiros sintomas e gravidade dos sintomas no ramo hospitalar, o que facilita uma pré-triagem mais eficazes, até mesmo solução de problemas bancários sem a necessidade de um atendimento humano.

No campo das indústrias, robôs treinados podem fazer funções mais precisas que o próprio humano, e sem correr riscos a saúde dessa pessoa. Máquinas com capacidade própria de analisar falhas de pinturas em automóveis, e até mesmo realizar testes mais avançados de segurança.

Automação de ferramentas que ajudam em tarefas diárias. Quem nunca usou o resumo de tarefas do dia no seu e-mail? Ou até mesmo respondeu um e-mail com a sugestão que o próprio e-mail lhe deu? São exemplos de IA.

Ainda falando de tarefas feita por IA, carros autônomos nada mais são que exemplos reais de inteligência artificial. Automação e correção de linhas de código para desenvolvedores também estão sendo bem utilizadas nesse mundo dos negócios.

Mas, nem tudo são flores. Com a grande crescente de IA nas tarefas, principalmente industriais, alguns empregos sim podem ser substituídos por ela. Tarefas repetitivas que um humano faz, possuem grandes chances de serem feitas por robôs treinados.

Em contrapartida, a IA vem também criando empregos. Especialistas em inteligência artificial estão na lista dos profissionais mais buscados no mercado nos últimos meses. Especialistas em automação de processos com IA, tiveram uma grande crescente nas contratações. Afinal, as máquinas que são treinadas e instruídas nas atividades, nada mais são que máquinas treinadas muitas vezes por nós, humanos.

Sobre Bianca Dezorzi 91 Artigos
Pós Graduada em Gestão de T.I, estou sempre aprendendo e consumindo conteúdos de Gestão. Atualmente sou Customer Success Manager na BNP e coordeno uma poderosa Central de Serviços. E nas horas vagas? Amo passear na natureza com meus cachorrinhos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*