![Super-Hiper-Capa 2](https://4futureblob.blob.core.windows.net/img/2024/03/Super-Hiper-Capa-2-678x381.png)
Dando continuidade na nossa série do Windows Server 2022, vamos agora instalar o Active Directory. No que diz respeito a fazer uma boa gestão dos ativos lógicos da rede. Essa ferramenta é preciosíssima., com ela você pode criar perfis de login de usuários, organizar sua rede por departamentos, segregar acessos nas pastas e por aí vai. Podemos dizer que essa ferramenta é como um banco de dados que você pode fazer um bom controle da parte lógica de sua rede. Aqui faremos apenas a instalação. Já administração dela veremos nos posts a frente. Vamos lá?
Após instalar o Windows Server e ajustar as primeiras configurações, você deverá abrir o Sever Manager lá no menu Iniciar mesmo.
![](https://4futureblob.blob.core.windows.net/img/2024/03/artwi1.png)
Agora clique em Add role and feature
![](https://4futureblob.blob.core.windows.net/img/2024/03/artwi2.png)
Nessa etapa tem uma explicação do que será feito e informa que antes de dar continuidade é necessário definir uma senha forte para o administrador do server, fixar um endereço IP estático e deixar o sistema operacional o mais atualizado possível, ou seja, tudo que fizemos no post anterior. Pode dar um Next nessa fase.
![](https://4futureblob.blob.core.windows.net/img/2024/03/artwi3.png)
Nessa atividade estamos fazendo tudo na máquina local e não na remota. Portanto deixe a primeira opção marcada e siga em frente.
![](https://4futureblob.blob.core.windows.net/img/2024/03/artwi4.png)
Aqui devemos selecionar o servidor onde o AD será instalado. Como estamos trabalhando apenas com esse, então não há muito segredo sobre qual escolher. Siga em frente.
![](https://4futureblob.blob.core.windows.net/img/2024/03/artwi5.png)
Marque a opção Active Directory Domain Services, para dar um ponta pé no início da instalção efetiva do AD and carry on!
![](https://4futureblob.blob.core.windows.net/img/2024/03/artwi7.png)
Aqui vemos de forma detalhada os recursos que estão dentro do AD a ser instalado. Marque a opção Include management toos (if applicable) e depois clique em Add feature.
![](https://4futureblob.blob.core.windows.net/img/2024/03/artwi8.png)
Nas próximas duas etapas deixe marcadas as opções que vem como padrão. Elas serão explicadas nos artigos a frente.
![](https://4futureblob.blob.core.windows.net/img/2024/03/artwi9.png)
![](https://4futureblob.blob.core.windows.net/img/2024/03/artwi10.png)
Nessa etapa explica o que pode ser feito com o AD. Coisa que já expliquei no início desse post. Pode seguir em frente apertando o Next.
![](https://4futureblob.blob.core.windows.net/img/2024/03/artwi11.png)
Aqui já tem um aviso que o servidor será reiniciado logo após a instalação de forma automática. Caso tenha algo rodando em seu servidor, então finalize-o antes e salve seus trabalhos para evitar perdas. Marque Yes nessa etapa para seguirmos.
![](https://4futureblob.blob.core.windows.net/img/2024/03/artwi12.png)
Agora só deixar instalando. O tempo dessa etapa vai depender do poder de processamento da máquina. É o tempo de você ir lá tomar sua água e voltar.
![](https://4futureblob.blob.core.windows.net/img/2024/03/artwi13.png)
Terminado a instalação é só dar um click no Close.
![](https://4futureblob.blob.core.windows.net/img/2024/03/artwi14.png)
Após a etapa anterior a máquina será reiniciada e após você logar de volta no server carregará essa imagem abaixo e ao clicar na exclamação amarela aparece uma mensagem dizendo que a máquina já está elegível para ser um Domain Controller. Como vamos fazer isso? Agora são cenas do próxim capítulo!
![](https://4futureblob.blob.core.windows.net/img/2024/03/artwi15.png)
Até lá meus camaradas!
Seja o primeiro a comentar