Windows Server 2022. Parte 1 – Instalando e configurando

               Fala meus camaradas, tudo bem?

               Estive pensando como poderia ajudar a comunidade em propagar o conhecimento sobre TI. Portando decidi dar início a uma série de artigos relacionados a instalação, implantação, configuração e administração do Windows Server 2022. Creio que essa série poderá  render uns 14 posts e todos serão de abordagem prática, ou seja, bem hands on. Diga-se de passagem, nas soluções de sistemas operacionais para servidores, esse é meu favorito.

Se você chegou nesse post, eu acredito que você já tenha pelo menos a base do entendimento de redes de computadores arquitetura de micros e quer expandir seus conhecimentos. Você verá aqui tudo bem prático e técnico e usaremos pouca teoria, visto que a idéia aqui é botar toda a teoria na prática.

               Antes de darmos início na implantação do Windows Server 2022. Segue algumas considerações mínimas de hardware importantes conforme expostas no site da Microsoft:

  • Processador de 1,4 GHz e 64 bits.
  • Compatível com conjunto de instruções de x64.
  • Oferece suporte a NX e DEP.
  • Oferece suporte a CMPXCHG16b, LAHF/SAHF e PrefetchW.
  • Oferece suporte à Conversão de endereços de segundo nível (EPT ou NPT).
  • 512 MB de RAM para Server Core.
  • 2 GB para Server com Experiência Desktop.
  • Tipo ECC (Error Correcting Code) ou tecnologia semelhante para implantações de host físicas.
  • Armazenamento de 32 GB
  • Um adaptador Ethernet com capacidade de no mínimo 1 GB por segundo de taxa de transferência.
  • Compatível com a especificação de arquitetura PCI Express.

No decorrer nesse artigo você verá que instalei em uma VM de armazenamento de 20GB de armazenamento. Por ser uma vM caso  eu precise de mais espaço então adicionarei mais espaço, mas por via das dúvidas siga sempre as recomendações da Microsoft.

          Você também pode baixar a .ISO ou um .VHD diretamente da página da Microsoft e usar uma versão avaliação de 180 dias.

Agora chega de conversa e vamos com a mão na massa. Aqui no exemplo nós baixamos uma ISO e demos um boot em nossa VM. Segue:

O Windows Server 2022 aqui será mantido em idioma inglês já que ainda não há versão em português disponível, mas podemos configurar o formato de data, hora e teclado no padrão brasileiro ou em algum outro de sua preferência.

Agora clique em Install now.

Aguarde carregar.

Escolha a segunda opção: Windows Server 2022 Standard Evaluation (Desktop Experience) e depois dê um Next.

Aceite o termos do contrato e avance.

Escolha a segunda opção conforme a imagem abaixo, pois aqui instalaremos uma máquina do ponto zero.

Vamos instalar o sistema operacional em todo o armazenamento. Pode dar um Apply.

Pode confirmar com um Ok.

Dê um next agora.

Pode deixar carregar até o fim. Nessa etapa e nas imagens posteriores você não tocará no teclado, mas deixarei as imagens do que vai aparecer para você para que não fique perdido achando que perdeu algo. Vale lembrar que levará um tempo considerável até você mexer na máquina de novo. Esse tempo dependerá do poder de processamento de sua máquina. Portanto aproveite essa folguinha e vai passar um cafézinho pra gente por favor. =)

Terminado a etapa anterior, o Windows server já está praticamente pronto. Por vias de regra aqui você deve criar uma senha bem forte. Afinal trata-se de um servidor e deve ser protegido a todo custo. Contudo como ainda estamos na parte mais didática, então crie uma senha fácil de você lembrar para fazer uso nas atividades posteriores.

Criado a sua senha, então acesse o seus servidor com a senha recém criada.

Agora precisaremos renomear o nosso servidor. Então vá no iniciar, busque por This Computer e clique com o botão direito para ir em Properties.

Agora clique em Rename this PC. Ao renomear seu servidor com um nome ao seu gosto, você logo em seguida deverá reiniciar a máquina conforme mostrado nas próximas imagens.

Após a reinicialização, abra o Control Panel e depois abra o Network and Sharing Center.

Nessa etapa nós iremos atribuir um endereçamento IP fixo ao servidor. Clique nos botões conforme as próximas imagens.

Selecione a opção marcada em azul e depois clique em propriedades.

Aqui nessa etapa você atribuirá um endereço IP para a sua máquina, definir o dimensionamento da máscara e como essa máquina também será o DNS Server, então a deixaremos como DNS primário o próprio endereço IP da máquina. Feito isso você pode dar um Ok.

Essa primeira parte já terminamos. Nesse post já instalamos os servidor, alteramos seu hostname e fixamos um endereço IP. Coisas primordiais para uma server recém colocados. Um ponto que não fiz aqui, pois estou trabalhando com uma máquina offline foi atualizar o servidor. Portanto não esqueça de aplicar o windows update para atualizar o Windows Server 2022. Nos próximos artigos daremos continuidade para deixar o nosso win server totalmente operante.

Até a próxima!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*