Carnaval 2024: Como a tecnologia está fazendo parte disso?

E como toda a data comemorativa, não podíamos deixar de falar de carnaval. Em meio a bloquinhos de carnaval, desfile de escolas de samba e vários adereços para festividades nas ruas, você sabia que a tecnologia esta presente nessa festa? E se você não sabia disso, vem comigo que te mostro como.

Segurança:

Sem segurança não existe bloquinho! Alguns estados estão utilizando drones nos bloquinhos de rua. Eles ficam no ar acompanhando toda a folia, e alertando os policiais de possíveis problemas. Já em São Paulo, o drone além de avisar a polícia, ele está integrado com o sistema de pessoas desaparecidas. Se alguém que está perdido passar perto de um drone, a polícia será avisada.

Já em Salvador, a polícia vem testando o aplicativo “Face Check”. Após o reconhecimento facial das pessoas que irão participar dos bloquinhos é feito, o aplicativo consegue puxar no banco de dados a vida toda criminal do sujeito, e se ele tiver um mandado de prisão, já sai dali direto para o xilindró. (Não paguem pensão para ver)

Ainda falando de segurança, desenvolveram diversos aplicativos para acompanhar os bloquinhos da cidade.  Dentre as opções temos aplicativos que mostram em tempo real onde você está, e onde esta o bloco, quais os eventos das cidades, e você pode até salvar uma lista de bloquinhos para ir. Em Salvador tem até aplicativo que rastreia em tempo real a posição do trio elétrico.

IA e impressoras 3D.

É claro que a nossa querida IA não poderia faltar por aqui. Em São Paulo, o sambódromo terá utilização de IA tanto na avenida quanto nos camarotes. Quem frequentar os camarotes terá uma experiencia mais imersiva ainda, com tuneis de led e ambientes bem imersivos. (Se você foi e viu, me mande as fotos que eu fiquei curiosa)

Já no Rio de Janeiro, a escola de samba Porto da Pedra, imprimiu as maquetes que logo depois viraram carros alegóricos. Ao invés dos ajustes serem feitos nos carros quando montados, com a impressão foi possível ver o que queria ser mudado, e mudar antes de produzir. Claro que, com tanta tecnologia eles também usaram uns drones por aí. Eles foram responsáveis por monitorar os ensaios, e ver aquele membro que não estava no ritmo do samba esperado.

Ainda falando de IA, a CNN Brasil usou o chat gpt para criar marchinhas de samba. A ideia ficou tão boa, que ate compositores renomados tiveram dificuldades em descobrir que a marchinha foi feita por IA, e não por um compositor.

Agora me diz ai, o que você viu de tecnologia nos bloquinhos que você passou?

Sobre Bianca Dezorzi 91 Artigos
Pós Graduada em Gestão de T.I, estou sempre aprendendo e consumindo conteúdos de Gestão. Atualmente sou Customer Success Manager na BNP e coordeno uma poderosa Central de Serviços. E nas horas vagas? Amo passear na natureza com meus cachorrinhos.

1 Comentário

  1. Que bacana! Muito bom ver a tecnologia sendo utilizada de tantas formas a favor da população! E esta questao da segurança é fundamental, presenciamos nos noticiários que houveram muitos roubos nos bloquinhos, mas acredito que nos próximos carnavais graças á tecnologia isso tende cada vez maia a reduzir !!

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*