Soluções por Verticais: O que é e como funciona?

Dentre as milhares de palavras que aprendemos diariamente em tecnologia, soluções por verticais está naquela seleta lista de frases que achamos que sabemos o que é, mas na verdade não sabemos. Pelo menos eu que sou de infraestrutura, não sei rs.

Frase muito usada em desenvolvimento de software, ela também pode ser vista em qualquer área de TI. Muitas vezes, com outra nomenclatura, porém, sempre com o mesmo significado: Entregar soluções tecnológicas atendendo as necessidades especificas de cada setor, ou empresa, independente do ramo de atividade que ela esteja.

Imagine uma empresa de com foco em automação, porém, possui uns 500 funcionários ou mais e precisa gerenciar todos. Não cabe aqui o custo de terceirizar uma empresa de RH para cuidar dessa gestão, pois seria elevado demais. A solução mais obvia aqui é um RH interno, que possa atender e sustentar a operação desta empresa. Porém, leis mudam diariamente e é necessário estar atualizado com ela, principalmente quando ela é trabalhista. Nesse caso, essa empresa em questão opta por contratar um sistema especializado em RH. Não aquele sistema com vários módulos, e sim um especializado em RH.

Mas qual a diferença? Quando você contratar um ERP com diversos módulos, sendo eles RH, você tem um custo menor e um único sistema para toda a empresa. Quando você contrata um sistema exclusivo para RH, você tem uma solução por verticais, pois, a empresa que está te devendo esse sistema, se especializou no setor de RH como um todo, provavelmente possui os funcionários mais qualificados do mercado na área, e costuma saber primeiro que todo mundo as novidades, mantendo assim seu RH sempre atualizado e dentro da lei.

Além de garantir respostas rápidas em mudanças repentinas, pois você não para seu ERP todo para atualizar, e sim apenas um setor, a customização é a palavra que tem o poder de convencimento. Empresas com soluções em verticais, vendem um sistema que se adapta corretamente a várias empresas, pois ele provavelmente tem um sistema robusto de RH, que atende a legislação de um funcionário que trabalha 40 horas semanais em um setor, e outro que trabalha 24 horas semanais em outro setor.

Dentre esse pequeno conflito, temos outros que a níveis de sistemas pode parecer um caos. Em um setor, o piso exigido para o vale alimentação é um, em outro setor o piso é outro. Já pensou a confusão que um sistema mal elaborado pode gerar? Muitas dessas informações precisam ser imputadas manualmente, o que aumenta a probabilidade de falha humana, em soluções por verticais, uma informação é replicada em todos as pessoas destinadas a recebê-la, e caso a legislação mude, a empresa será notificada da necessidade de alteração.  

Um claro exemplo de soluções por verticais na infraestrutura, são sistemas de monitoramento de servidores. Adaptados para monitorar cada tipo de serviços, desde links a espaço em disco, essas soluções evitam a necessidade de interação humana, o que cria uma falha em um processo, e gera um problema gravíssimo.

Bom, acredito que agora ficou claro o que significa uma Solução por Vertical. Agora me conte, você usa alguma em sua empresa?

Sobre Bianca Dezorzi 89 Artigos
Pós Graduada em Gestão de T.I, estou sempre aprendendo e consumindo conteúdos de Gestão. Atualmente sou Customer Success Manager na BNP e coordeno uma poderosa Central de Serviços. E nas horas vagas? Amo passear na natureza com meus cachorrinhos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*