Tendencias de áreas para TI em 2024

E já estamos em Novembro, 2023 passou que ninguém viu, e 2024 já está batendo na nossa porta. Para os antenados na área, 2023 passou deixando em aberto grandes possibilidades para começar um ano com o pé direto, mas claro daqueles que aproveitam as oportunidades.

Se eu te perguntar qual foi a novidade do ano, certamente você irá lembrar de IA pois lembrará de chat GPT. Mas e dados que ganhou um aumento gigantesco nesse ano, ninguém lembra?

Dentre as listas de profissões do futuro, que não estão tão assim no futuro, e sim na nossa realidade, Cientista de dados, Analista de Business Intelligence, Advogado especialista em dados, Gestor de IA, programador de Machine Learning e ate mesmo Corretor de seguros digitais, estão na lista das profissões mais requisitas deste ano.

Tudo é dado, e tudo se resume a dado. Isso sempre foi assim! Supreendentemente as áreas começaram a olhar mais para ele. Os dados estão sendo muito mais usados hoje em tomada de decisões do que era antigamente. A necessidade de saber de onde vem seu público, o que ele faz ganhou tanta força, que tudo precisa de um Power BI completo com as informações das mais diversas, e as vezes até que podem não possuir relevância. A missão de um cientista de dados e de um Analista de Business Intelligence não está em criar apresentações e relatórios, e sim em saber qual dado é o importante para ser analisado. Entender o que seu cliente precisa, sem ele mesmo saber do que ele precisa, é a missão aqui.

Já a LGPD abriu novas possibilidades, e como abriu. Nesse ano muito foi escutado sobre dados, sobre proteger dados. E é claro que surgiram especializações em direto para Advogados se especializarem em dados. Muitos conseguiram certificações de DPO e estão se tornando especialistas em LGPD, conseguindo conquistar cada vez mais clientes, afinal ter um DPO se tornou fundamental. E é claro que consequentemente surgiu seguro de dados, e claro, corretores de seguro de dados. Essa última ainda não está tão vista nas empresas, mas possui um bom mercado para exploração, conforme a LGPD vai aplicando suas multas.

Por último, mas não menos importante vamos falar do Gestor de IA e do programador de machine learning. Esse último é responsável por projetar aplicações que serão usadas no aprendizado de máquina. Tornando máquinas com alto desempenho. E o primeiro? Responsável por comandar o setor que traz IA para dentro da empresa. Eles são os responsáveis por mostrar que o negócio precisa disso, e como ela será usada dentro de uma organização.

Temos ainda milhares de profissões que podem se tornar tendencia em 2024 e que nem imaginamos.  E talvez outras que podem até morrer no meio de tanta inovação. Isso, só 2024 poderá dizer.

Qual profissão você acha que vai ganhar destaque, e qual pode estar na lista de morte ?

Sobre Bianca Dezorzi 91 Artigos
Pós Graduada em Gestão de T.I, estou sempre aprendendo e consumindo conteúdos de Gestão. Atualmente sou Customer Success Manager na BNP e coordeno uma poderosa Central de Serviços. E nas horas vagas? Amo passear na natureza com meus cachorrinhos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*