Análise de Concorrência: Como Ficar Sempre a Frente?

Hello hello, meu poooovo! Hoje vamos falar sobre um tópico que é vital para qualquer pessoa envolvida em marketing: análise de concorrência.

Imagine isso: você está numa corrida de revezamento e você só pode dar o seu melhor se souber quem são seus oponentes. O mesmo vale para o mundo dos negócios! Conhecer seus concorrentes é essencial para fazer sua empresa se destacar, principalmente nos dias de hoje que tem centenas de milhares de organizações oferecendo os mesmos serviços e produtos.

Grandes empresas como a Coca-Cola e a Pepsi, são famosas rivais que se enfrentam no mercado global das bebidas – e é extremamente perceptível que ambas realizam constantes análises da concorrência. Eles monitoram de perto as estratégias de marketing um do outro, desde campanhas publicitárias até novos lançamentos de produtos para garantir que continuem inovando e conquistando o coração dos consumidores sem ficar para trás em nenhum aspecto!

Outro exemplo notável que eu amooo citar é a Amazon, que literalmente redefiniu o jogo no mundo do varejo. Eles realizam análises detalhadas de concorrência para entender o que outras empresas de comércio estão fazendo, e com base nesses estudos eles puderam tomar decisões estratégicas para as suas ações, melhorando os seus serviços e se tornando referência em experiência de compra. Eles não apenas superaram a concorrência; eles praticamente criaram um novo padrão de serviço!

Olhar para o que seus concorrentes de sucesso fazem pode ser uma ótima fonte de inspiração, em todos os detalhes. Analise a forma como empresas do seu nicho se comunicam com os clientes, como usam as redes sociais e como tentam inovar em produtos… esses estudos valem ouro e podem te fazer ter diferentes insights ou ilustrar algo que você não idealiza para o seu negócio.

– Mas, Iza… o que exatamente é análise de concorrência?

Esse processo precisa coletar e avaliar informações sobre seus concorrentes a fim de entender seu desempenho, pontos fortes e fracos, estratégias de marketing, reação do público alvo, entre outros diversos fatores que variam de acordo com o seu objetivo final.

Conheça Seus Concorrentes

É importante que você faça uma lista dos seus concorrentes e os acompanhe de perto por determinados períodos, e não apenas uma única busca. Hoje existem ferramentas online como o SEMrush e o Ahrefs, que podem ajudar a identificar os principais nomes do seu segmento – e depois de identificá-los, comece a caça das informações rs.

Site, redes sociais, blog, campanhas ativas e qualquer outra presença online para entender o que eles estão fazendo é um ótimo caminho!!

Existem muitas ferramentas e softwares por aí para te ajudar a realizar análises de concorrência de forma mais eficaz. Além das já mencionadas anteriormente, o Google Analytics e o SimilarWeb são ótimos para monitorar o tráfego do site e as fontes de visitantes dos seus concorrentes!

E por onde começar?

1. Identifique os seus Concorrentes: Como mencionado, comece identificando quem são seus concorrentes diretos e indiretos.

2. Avaliação do Site: Analise os sites dos concorrentes, informações em destaque, distribuição de textos… Essa etapa inclui tanto design quanto usabilidade.

3. Redes Sociais: Observe como seus concorrentes se saem nas redes! O tipo de conteúdo que eles compartilham, quais tiveram maior engajamento, qual a frequência de postagem, número de seguidores, e por aí vai!

4. Palavras-Chave: Descubra quais palavras-chave eles estão direcionando em seus textos e campanhas, isso pode ser feito usando ferramentas específicas como o Google Keyword Planner.

5. Compare Preços: Se você está num setor mais competitivo comercialmente falando, compare os preços dos produtos dos concorrentes com os seus.

Lembrete: a análise nunca para!

Esse estudo não é algo que você faz uma vez e esquece, ele deve ser um processo contínuo. Se manter atualizado sobre o que seus concorrentes estão fazendo será um facilitador para diversos pontos da empresa e ainda te deixará informado sobre o seu nicho!

Com as dicas certas e as ferramentas adequadas, a análise de concorrência pode ser uma maneira poderosa de melhorar sua estratégia como um todo! Mas me diz aí, já fez os seus estudos da semana?

Sobre Izabel Filocri 31 Artigos
Uma jovem marketeira mãe de pets que vai trazer uma pitada de criatividade e descontração para o seu dia. Vou te mostrar aos poucos que conquistar o mercado de trabalho não precisa ser uma jornada séria e entediante :)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*