APRENDENDO A APRENDER – 3

Encerrando a trilogia do aprender a aprender com este último post, como se fosse o laço de fita que envolve a caixa de presentes, a cereja do bolo, ou o acorde final de um solo. O material em anexo pode te ajudar a organizar-se para os estudos. O curso indicado pode te dar uma compreensão definitiva da importância do learnability. As indicações de livros, vídeos, podcasts e aplicativos referentes ao tema são ferramentas que podem te ajudar a mergulhar neste universo. No final, ainda temos um game, um quiz criado para testar seus conhecimentos com referência aos assuntos abordados até aqui. Mas antes de partirmos para as ações, aproveitamos para reforçar alguns temas abordados aqui:

  • Não tente ser multitarefa, tenha foco;
  • Prefira anotações à mão;
  • Busque recuperar as informações de memória, sem reler anotações;
  • Promova desafios autogerados;
  • Planeje a técnica da repetição espaçada;
  • Abuse de exercícios e simulados que, de fato, simulem a prova;
  • Simule também o ambiente/ritual do exame;

Livros (físicos) sempre serão grande fonte de inspiração (me perdoem os amantes do Kindle) mas eu acho que, se você ama a leitura, então sabe qual é o prazer de desembalar seu livro novo e sentir o primeiro cheiro das páginas sendo desprendidas. Este livro em particular foi o primeiro e principal gatilho para o desenvolvimento desta trilogia. Você pode adquiri-lo clicando na imagem abaixo:

Claro, se você não se importar, basta pedir emprestado que em breve estará na sua mão. Quem sabe não começamos assim a criar uma cultura de leitura e um clube do livro aqui na BNP… E aí, topa?

Alguns artigos atrás quando falamos sobre procrastinação, o celular era uma das distrações que mencionamos… Mas este vilão pode tornar-se seu aliado. Existem muitos aplicativos que podem te auxiliar no aumento de produtividade, provavelmente você já tem algum destes instalado no seu smartphone. A gente só pode indicar o que usa, então procure o Pomodoro Timer lá na sua loja de aplicativos, faça o download, aproveite as funcionalidades e turbine seus estudos. Crie a sua lista de tarefas e definindo um bloco de tempo para sua execução, matando completamente o risco de procrastinação. O aplicativo também te ajuda com relação as pausas, onde já vimos que é parte primordial do aprendizado ideal. Escolha as cores, que tipo de notificações e qual frequência o app vai te avisar. Design minimalista.

Talvez você não saiba, mas os jogos de vídeo game também auxiliam em nossa aprendizagem, mas de forma silenciosa. Atila Iamarino (doutor em microbiologia e dono do canal Nerdologia) explica com detalhes num dos seus vídeos, lá no seu canal. Para assistir, basta clicar na imagem abaixo:

Seguindo aqui com as indicações das mais diferentes mídias para que cada um aproveite o conteúdo utilizando sua plataforma preferida, pra quem curte um podcast, o Eslen Delanogare é o fundador do Reservatório de Dopamina, a maior comunidade sobre desenvolvimento humano e saúde mental do Brasil. Ele recebe especialistas de várias áreas neste podcast, cujo o foco são sempre discussões sobre neurociência e saúde. Você pode ouvir o podcast clicando aqui

Quer saber o que grandes pensadores atuais acham deste tema? A PUC-RS está com um curso gratuito que aborda os assuntos desta trilogia. É uma excelente oportunidade de aprender com Augusto Cury, Leandro Karnal e Flavio Augusto. Certifique-se gratuitamente neste link.

Para fechar com chave de ouro, vamos testar seus conhecimentos com relação aos assuntos que foram abordados nesta trilogia. É um quiz que não tem a intenção de estimular competição nem pontuar sua performance (deixe isso para os exames de certificação). A intenção principal do jogo é o aprendizado, pra ver como anda a sua memória! A mecânica é a seguinte: responda ás perguntas enquanto seu amigo está na berlinda… respondeu certo? seu amigo não passa vergonha e um outro amigo seu vai explanar brevemente o porquê do seu acerto…respondeu errado? você acaba de fazer seu amigo passar vergonha porque ele caiu no buraco, e também um outro amigo vai lhe explicar o porquê da sua resposta não ser a mais apropriada. Aproveito o ensejo para agradecer a cada um dos meus novos amigos por terem permitido que eu usasse suas imagens na construção do game. Espero que gostem da homenagem em gratidão a tudo aquilo que vocês tem feito. Mesmo que saibam as respostas certas, errem de propósito para passar pelo jogo todo. LIGUE O SOM para ter uma melhor experiência no jogo! Espero que gostem!! Para jogar e testar seus conhecimentos, basta clicar na imagem abaixo. Boa sorte!

Sobre Rodnei Moreira 7 Artigos
Um observador nato, com espírito de eterno aprendiz. Um leitor meio nerd que não dispensa um bom chopp e nem uma boa roda de samba. Eu teria um desgosto profundo se faltasse o Flamengo no mundo.

4 Comentário

  1. Parabéns pela trilogia, você conseguiu abordar um assunto complexo de forma leve e empolgante. Além disso, as dicas me ajudaram demais no aprendizado, principalmente a que se refere em criar simulados. Obrigado

    • Boa! Fico feliz que o conteúdo tenha te alcançado de alguma forma. Agradeço pelo feedback, é isso que nos motiva a continuar a caminhada.

  2. Uma das melhores maneiras de fixar o conhecimento é ensinando aquilo que se sabe. Compartilhar as informações nos posts atesta com segurança quem usufrui e obteve sucesso através delas. Parabéns pela iniciativa!

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*