Análise dados X Business Intelligence

A análise de dados e a Business Intelligence (BI) são conceitos relacionados, porém diferentes. A análise de dados é o processo de examinar, limpar, transformar e modelar dados com o objetivo de descobrir informações úteis e fazer conclusões valiosas.

O processo de analisar permite com que as empresas compreendam melhor os seus clientes, mercados, operações e desafios financeiros. Esses fatores ajudam a identificar as oportunidades do mercado, isso aumenta sua eficiência e reduz os custos. Contudo é importante destacar que a analise dados só é um processo eficaz  se os dados coletados foram relevantes e precisos.

Já o processo de Business Intelligence (BI) é a junção de um conjunto de estratégias, processos e ferramentas que coletam dados e os transformam   em informações valiosas e acionáveis para a tomada de decisões estratégicas. Além de incluir análise de dados, o BI também inclui a integração de dados de diferentes fontes, a apresentação de informações em formato visual e a colaboração com outros departamentos e equipes na empresa.

Business Intelligence (BI) e análise de dados

Muitos estudos sugerem que o Business Intelligence (BI) e a análise de dados são grandes aliados para o melhor desempenho financeiro de uma organização, tendo em vista, que as empresas passam a tomar decisões baseadas em dados limpos e eficazes, além disso, o BI ajuda a identificar tendências e oportunidades, a monitorar e melhorar a eficiência operacional, a compreender melhor os clientes e a ganhar vantagem competitiva no mercado.

Um exemplo é o estudo sobre Business Intelligence (BI)  foi realizado pela Dresner Advisory Services:

O estudo “Wisdom of Crowds Business Intelligence Market Study” de 2019, avaliou a adoção e o impacto do BI em mais de 3.000 empresas em todo o mundo. Os resultados mostraram que as empresas que usam BI regularmente têm uma vantagem significativa sobre as que não o fazem, incluindo:

  • Melhor capacidade de tomar decisões informadas
  • Maior satisfação dos usuários com as informações fornecidas
  • Maior eficiência na alocação de recursos
  • Melhor desempenho financeiro e crescimento ao longo do tempo

Ainda assim, é relevante ressaltar que apesar de uma ferramenta poderosa, precisar ser utilizada com outras ferramentas eficazes para potencializar o seu impacto. Além disso, o sucesso financeiro de uma empresa depende de muitos outros fatores, incluindo a qualidade dos produtos ou serviços, a força da marca, a eficiência operacional e a capacidade de se adaptar às mudanças do mercado.

Considerando todos esses fatores podemos concluir que os dados analisados são primordiais para diversas áreas de uma organização.Os dados são vistos como o “petróleo” tendo em vista que, são uma fonte valiosa e importante de informação e insights que alimentam o crescimento e o sucesso dos negócios. Assim como o petróleo é processado e refinado para produzir energia, os dados precisam ser coletados, integrados, analisados e transformados em informações úteis para ajudar as empresas na tomada de decisões informadas e estratégicas e o Business Intelligence (BI) e análise de dados juntos são ferramentas imprescindíveis para que isso aconteça.

Sobre Janaina Valim 82 Artigos
Como Analista de Dados, minha paixão é desvendar insights valiosos e transformá-los em estratégias de sucesso. Constantemente em busca de novos conhecimentos, minha jornada vai além das planilhas e gráficos. Fora do mundo dos dados, sou uma apreciadora entusiasta de vinhos e cervejas, sempre em busca de novos sabores e experiências.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*