Como automatizar a monitoração do seu CPD.

Hoje com grande avanço da tecnologia muitas empresas estão migrando suas estruturas de CPD, para grandes Data Centers com contratos que garantem total suporte, incluindo a monitoração de acesso, temperatura, vídeo e outros serviços que garante a total disponibilidade dos serviços.

Com tudo, ainda existem milhares de empresas principalmente de pequeno e médio porte, que ainda optam por manter suas estruturas de CPDs e Infraestrutura dentro de suas instalações, seja pelo custo, pela facilidade de controle e manutenção, dentre outras particularidades que cada organização possui.

E neste post irei tratar justamente sobre isso, como podemos utilizar de pequenas ferramentas e processos que possam auxiliar essas empresas a terem uma monitoração automatizada, para que se possa manter o ambiente do CPD o mais seguro possível, sem que acontecimentos decorrentes de acessos indevidos, alta temperatura, falta de energia e dentre outras várias situações, possam vir a parar alguns serviço hospedado naquele local.

Irei separar em 4 tópicos, que considero como principais e vitais para um controle e garantia de um bom funcionamento do CPD, não iremos tratar aqui de Servidores, switches, firewall e demais recursos presentes, e sim sobre as garantias de:

1º Estabilidade Elétrica

2º Controle de temperatura

3º Controle de Acesso

4ª Monitoração

Estabilidade Elétrica

Na medida em que dependemos que os recursos do CPD e todos os equipamentos ali ligados, servidores, switches, firewall, dentre outros, se mantenham ligados, é preciso tomar ações para protegê-los e manter seu funcionamento, diante de qualquer problema com o fornecimento de energia elétrica e o Nobreak é o equipamento Ideal para isso.

Também chamado de UPS (Uninterruptible Power Supply ou, em português, Fonte de Energia Ininterrupta), o nobreak faz a alimentação dos dispositivos a ele conectados, e atua como regulador de tensão e protetor eletrônico.

Hoje dispomos no mercado de recursos integrados a estes equipamentos que nos permite acessar remotamente e realizar o processo de Shutdown de maneira segura e até mesmo programá-lo para que esse processo seja realizado automaticamente caso a carga de baterias não venha sustentar, devido a uma interrupção muito grande, mantendo assim a segurança dos dados e equipamentos, além do fato de entregar aos equipamentos uma carga estabilizada protegendo também o risco de sobrecarga elétrica.

Para aplicação deste recurso deve se realizar um estudo de carga compatível com a infraestrutura existente, segue abaixo alguns modelos:

Controle de temperatura

Partindo de um cenário no qual já possuímos uma redundância de refrigeração da sala do CPD, o que fazer para garantir que o mesmo se mantenha ligado e na temperatura correta, mesmo após algum período de ausência de energia ou até mesmo falha do equipamento.

Uma solução eficaz e de baixo custo é o uso de centrais inteligentes de automação, combinadas a um recurso de Infravermelho e de termômetro, com esses recursos podemos de qualquer lugar com uma conexão a internet, acessar remotamente e religar ou adequar a temperatura do ambiente e até mesmo programar para que eles de forma automatizada adequem a temperatura do ambiente além de programar o disparo de mensagens e alertas caso o equipamento desligue ou a temperatura se eleve. Segue alguns modelos abaixo no qual podemos aplicar.

Controle de acesso

É de extrema importância para qualquer empresa, saber e controlar quem entra e sai do ambiente do CPD, ambiente este delicado e que necessita de limitação de acesso a somente pessoas autorizadas, seja para realização de quaisquer atividades ou para acompanhar algum prestador de serviço.

Para esta demanda uma solução simples e muito efetiva é a instalação de Fechadura Biométrica, onde somente as pessoas com cadastro prévio de suas digitais e credenciais podem acessar aquele ambiente, reduzindo a zero o acesso de curiosos e demais pessoas que não deveriam acessar aquele ambiente. Hoje no mercado existem diversos modelos e fabricantes, alguns com mais recursos que outros, porém, todos atendem a necessidade de controlar quem entra e quem sai.

Monitoração

E com tudo isso, Estabilidade Elétrica, controle de temperatura, controle de acesso, como monitorar tudo isso?

Já com todas essas funções da central inteligente integrando a fechadura eletrônica, o controle de temperatura, os alertas e a possibilidade de monitoração do Nobreak remotamente, também podemos agregar a isso uma monitoração visual com apoio de câmeras com sensor de movimento e captura e envio de áudio, dentro da mesma central Inteligente.

Nos possibilitando visualizar remotamente alguma movimentação no CPD, monitorar condições do Ar, além da possibilidade de conversar com alguém que esteja no local, utilizando o recurso da própria câmera.

Todos esses recursos aplicados e integrados irão garantir maior segurança e controle sobre as ações a serem realizadas em um ambiente de vital importância para a empresa como um CPD.

Podendo ser gerido e monitorado de forma automatizada e remota.

Sobre William Ferreira 5 Artigos
Determinado em sempre evoluir! Disposto e sempre pronto pro trabalho. Não existem atalhos para o sucesso! É preciso acordar cedo, trabalhar muito, amar a sua profissão e se dedicar com paixão e caráter.

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*