A Inteligência Artificial te assusta ?

Afinal, o que é Inteligência Artificial?

A IA (inteligência artificial) é uma tecnologia da computação que, desenvolve sistemas que somente seriam realizados por uma inteligência humana. Um exemplo notável é o CHAT-GPT, desenvolvido para responder e te ajudar em muitas atividades, como se fosse uma mente humana, desde perguntas mais complexas, até sugestão de temas de artigos ou até mesmo uma revisada no seu trabalho acadêmico

Dentre as inúmeras inteligências artificiais desenvolvidas nos últimos tempos, uma das mais conhecidas é a Alexa, desenvolvida pela Amazon em 2014, permite que você interaja com o dispositivo por meio de comando de voz, realizando tarefas como apagar as luzes ou tocar a sua música favorita, e até mesmo contar piadas (que nem sempre são boas).

Diante de tanta tecnologia, é compreensível o medo e preocupação de algumas pessoas de serem substituídos no trabalho por uma Inteligência Artificial, pois ela possui potencial e capacidade de realizar grandes coisas, como auxílio na educação, ao qual me referi em meu último artigo.

Porém, devemos olhar pelo outro lado, pela praticidade que a Inteligência pode nos proporcionar, podendo otimizar um trabalho repetitivo, melhoria nas tomadas de decisões, inovação em produtos e serviços, assistência na educação.

O principal receio da sociedade é o futuro incerto com a rapidez em que a IA se desenvolve e a possível falta de interação humana com o avanço da tecnologia. Mas no geral, as pessoas utilizam boa parte das funcionalidades que a Inteligência Artificial proporciona e provavelmente sentiriam falta da convivência que ela proporciona. Por exemplo, desbloquear o celular pela facial é uma forma bem mais prática e rápida, ao invés de digitar senhas numéricas ou desenhos padrões

O desemprego estrutural causado pelo uso da Inteligência artificial pode se tornar uma realidade, todavia o uso da mesma é de um custo muito elevado, o que nem sempre vai se encaixar na realidade de determinadas empresas, e como todo e qualquer ‘’equipamento’’ existem avanços limitados e riscos de segurança, como a coleta de dados que ela armazena.

Acredito que, a interação humana sempre será de maior importância dentro de uma sociedade, ninguém gosta de conversar com gravações no telefone ou respostas já prontas dentro de um chat, principalmente quando você quiser resolver algum tipo de problema com urgência.

E você, qual sua perspectiva sobre o avanço das IAs e o mercado de trabalho?

Sobre Cintia Morgado 3 Artigos
Tenho 23 anos, sou formada em Direito pela Universidade Metodista, e atualmente trabalho como Secretária Executiva. Mamãe de 2 gatinhas que são a minha vida!

1 Comentário

  1. A inteligência artificial é uma realidade que teremos que conviver, a princípio assusta sim, mas a sociedade humana deverá encontrar meios para dosar até que ponto seremos dependente de máquinas.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*