O que é um RFC?

RFC (Request For Comments) significa “solicitação de comentários”, são uma série de documentos organizados por número, que contém quase todas as informações textuais importantes sobre a Internet.

Esses arquivos documentam informações sobre a Internet, bem como padrões utilizados como base para vários softwares das comunidades UNIX e da internet como um todo.

Os documentos RFC são patrocinados pela Internet Society (ISOC).

Os protocolos básicos de comunicação da Internet são detalhados em documentos RFC.

O documento RFC também adiciona muitos tópicos adicionais a padrões ja definidos, como protocolos recentemente desenvolvidos para a Internet e todos os registros em desenvolvimento. Portanto, quase todos os padrões da Internet estão incluídos nos documentos RFC.

Se você deseja se tornar um especialista em redes, então o RFC é sem dúvida um dos materiais mais importantes e frequentemente necessários, por esse motivo o RFC é conhecido como a bíblia do conhecimento de redes.

Normalmente, quando uma organização ou grupo desenvolve um conjunto de padrões ou propõe uma ideia para um determinado padrão e deseja solicitar opiniões do mundo exterior, ela emitirá uma RFC na Internet.

Pessoas interessadas nesta questão podem ler a RFC e apresentar suas próprias opiniões, o desenvolvimento da maioria dos padrões de rede começa na forma de RFC.

Após uma grande quantidade de processos de demonstração e eventualmente modificações propostas, ele é especificado pela principal organização de padronização.

Nem todos os documentos incluídos na RFC são estão em uso ou são reconhecidos por todos, e grande parte deles é usado apenas em um determinado local inicial ou não foi adotado.

O status específico de uma RFC é claramente marcado no documento.

Os documentos RFC podem ser divididos em padrões, projetos de padrões, padrões propostos, experimentais, informativos ou históricos de acordo com seu processo de desenvolvimento e maturidade.

Também podem ser marcados como obrigatórios, recomendados, selecionados, de uso restrito ou não recomendados.

Um documento RFC geralmente passa por pelo menos quatro estágios (RFC 2026) antes de se tornar um padrão oficial: rascunho da Internet, padrão proposto, rascunho do padrão e padrão da Internet.

As RFCs são numeradas de acordo com a ordem estabelecida pelo protocolo e, uma vez transformadas em RFCs, nenhuma modificação é permitida.

Se o desempenho do protocolo precisar ser estendido, a parte de extensão do protocolo deverá ser definida com um novo número.

Quando um protocolo muda, uma RFC é emitida e a RFC antiga é marcada como obsoleta.

A nova RFC indica de qual protocolo o protocolo foi estendido e qual protocolo foi abolido.

O primeiro documento RFC foi lançado em 7 de abril de 1969, consiste em um compilado de documentos sobre a antiga ARPANET.

No processo da Internet, desde o seu nascimento até ao seu contínuo desenvolvimento e crescimento, têm havido vários protocolos e discussões de padrões, tudo os quais brilham com a sabedoria dos pesquisadores, é a invenção, discussão e aprimoramento de centenas de protocolos diversos que permitiram a sociedade humana entrar gradualmente na era da Internet.

A maior parte desses padrões da sabedoria humana estão registradas em um formato de documento denominado RFC.

Sobre Nicolau 30 Artigos
Fuçando o desenvolvimento de software desde 2013, sou da turma do código aberto, vivo pesquisando e garimpando a segurança na web. Sommelier de sucos e chocólatra de carteirinha. Hic svnt dracones.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*