Um nome de domínio é o endereço de um computador ou de um grupo de computadores na internet, constituído por uma sequência de nomes separados por pontos.
É usado para identificar a localização eletrônica (as vezes também a localização geográfica) do computador durante a transmissão de dados na rede.
Quando precisamos acessar um site ou aplicativo da web, é necessário inserir o nome de domínio correspondente na barra de endereço do navegador da web. Por exemplo, ao navegar no endereço: “www.google.com” é acessado os serviços do Google.
Se quiser que seu site ou aplicativo web seja acessível na Internet, um dos primeiros passos a se fazer é registrar um nome de domínio.
A Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números (ICANN) é responsável por gerenciar e coordenar o sistema internacional de nomes de domínio da Internet.
De acordo com a definição da ICANN, um nome de domínio tem pelo menos duas partes, sendo cada parte separada por um ponto.
A parte à direita do último ponto é o nome de domínio de primeiro nível, também conhecido como TLD (Top-Level Domain).
O último ponto e a parte à esquerda dele compõem o nome de domínio de segundo nível. Se houver mais partes à esquerda, cada uma delas é considerada um nível de domínio subsequente.
Por exemplo, em “www.exemplo.com.br”:
- “br” é o TLD (Top-Level Domain)
- “com” é o segundo nível do domínio
- “exemplo” é o terceiro nível do domínio
- “www” é uma subcategoria do domínio “exemplo”
Essa estrutura hierárquica do endereço permite que diferentes organizações e entidades tenham seu próprio espaço na Internet, controlando e registrando nomes de domínio em diferentes níveis, conforme gerenciado pela ICANN.
Seja o primeiro a comentar