Professores e Tecnologia: Uma Parceria de Sucesso

Em 2004, aos 19 anos, fui nomeada como Servidora Pública para o cargo de Instrutora de Informática e comecei a atuar na Escola Municipal Professor Emílio Schenk no Município de Taquari/RS, minha cidade natal. Com um laboratório equipado com 10 computadores novos, e sem um plano de aula definido, vi uma oportunidade de inovar. Inicialmente, ensinava informática básica, e tinha muitos desafios, demoramos a ter acesso à internet, eu precisava ser criativa ao ensinar alunos com idades entre 4 e 60 anos. Então surgiu a ideia de integrar a informática ao cotidiano dos alunos, adaptando o ensino para diversas faixas etárias e transformando as aulas em um suporte para as disciplinas da grade curricular da escola, ampliando assim o impacto do aprendizado.

Com receio inicial diante do novo, poucos professores compraram a ideia. Mas em pouco tempo não havia horários vagos no laboratório de informática. Formamos uma parceria de sucesso, onde os professores não precisavam se preocupar em lidar com o computador, projetor ou auxiliar os alunos na pesquisa na internet. Sua única preocupação era ensinar, enquanto eu me responsabilizava por todo o resto. Os resultados de aprendizado foram surpreendentes, e rapidamente nos tornamos referência para as outras escolas da rede! Em 2013 foi enviado um relatório a Secretária de Educação onde registramos pontos positivos do Projeto (foto abaixo de parte do documento). Até hoje a Escola usa os recursos tecnológicos para complementar o ensino aprendizagem.

A tecnologia avança em um ritmo difícil de acompanhar, e nós não vamos saber tudo. E se você quer usar um recurso tecnológico para dar uma aula, vá em frente, tente!

Existe muitos recursos que os professores podem utilizar, mas vale mencionar que a tecnologia na contexto escolar não se trata apenas de uma escola ter recursos tecnológicos para os alunos, mas também para os profissionais que nela atuam. Uma diário de classe online, um sistema de gestão das matrículas e tantos outros recursos são de fato facilitadores que dispensam tantos e tantos papéis!

Segue algumas dicas de recursos que podem contribuir com as aula dos professores:

A lousa digital: Uma ferramenta tecnológica que tem revolucionado o ambiente educacional, oferecendo diversas vantagens em relação à lousa tradicional e tem muitas outras opções, algumas delas são:

Aplicativos educacionais: Existem inúmeros aplicativos voltados para diferentes áreas de conhecimento e faixas etárias. Eles podem oferecer exercícios interativos, jogos educativos, simuladores e material didático complementar.

Plataformas de aprendizado online: Plataformas como Moodle, Canvas e Google Classroom permitem a criação de cursos online, distribuição de materiais, interação entre alunos e professores, e acompanhamento do progresso do aluno

Recursos multimídia: Vídeos educativos, podcasts, animações e infográficos são excelentes recursos para explicar conceitos complexos de forma mais visual e dinâmica. Novas tecnologias surgiram e elas continuam sendo excelentes aliadas no ensino Aprendizagem . 

Componente CurricularCategoriaNomeNível de ensinoAcesso
Matemática, Português e
História
Website/AppKhan Academy Ensino Fundamental – anos
finais e Médio
https://pt.khanacademy.org/
Gestão do tempoAplicativoForestTODOShttps://www.forestapp.cc/
MatemáticaAplicativoPhotomathEnsino Médiohttps://play.google.com/store/apps/details?id=com.microblink.photomath&hl=pt_BR
Gráficos de Geografia,
Sociologia e Ciências
Humanas
WebsiteGapminderEnsino Médiohttps://www.gapminder.org/
Anotações, desenhos e
esquemas
AplicativoJamboardEnsino Fundamental – anos
iniciais e anos finais
https://chromewebstore.google.com/detail/jamboard/ihacalceahhliihnhclmjjghadnhhnoc?hl=pt-BR
DiversosWebsiteEscola GamesAnos iniciaishttps://www.escolagames.com.br/
Sobre Karine Faleiro 3 Artigos
Formada em Pedagogia e pós-graduada em Gestão de Projetos Ágeis, considero-me apaixonada por essas duas áreas que, profissionalmente, me completam. Pode não parecer à primeira vista, mas elas também se complementam. Gosto de desafios e estou sempre pronta para enfrentá-los. Se não sei algo, estou disposta a aprender e tentar fazer acontecer.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*