IA no mundo dos negócios

Lendo esse título, você pode até achar um post clichê, ou mais um post que com certeza algum já falou e torna-se repetido. Porém, esse aqui não e! A uns dias atrás, eu estava estudando meios de automatizar meu trabalho, ou até deixá-lo mais rápido, assim consigo me dedicar melhor em outras coisas, e partindo disso, descobri que a IA pode fazer coisas que eu não imaginava.

Recrutamento e Seleção

Antes de tudo, não me julguem! Eu não estou usando a IA ainda para isso, ainda. Mas, ela é capaz de realizar um resumo de currículos, principalmente quando temos muitos candidatos, evitando que um bom currículo seja descartado, por que o recrutador não viu algo. E ela vai além, não é apenas fazer resumos, já tem gente por aí usando IA para automatizar entrevistas, medir o comportamento do entrevistado, e digo que logo logo ela vai demitir alguém por ai.

Previsão de demanda

Aprendizagem de máquina é o que fala aqui. Imagina que legal para uma equipe de suporte técnico, saber quantos chamados você terá no mês? Não que o número seja exato, mas é possível usar o aprendizado de máquina para calcular demanda de produtos e serviços por período do ano, horário e tudo mais. Olha que sensacional ter uma ideia de quanto você vai precisar investir no seu negócio.

Atendimento ao cliente “humanizado”

Chega a soar irônico, mas sim, a IA hoje já è capaz de realizar atendimentos humanizados a clientes. Passamos muito longe do script no Whats que você seleciona o campo, e mesmo assim ela era, para um atendimento que do nada você descobre que será transferido para o atendente humano, e é nesse momento que você se pergunta, eu estava falando com uma máquina? Existem tantos casos que podemos usar por aqui, que vocês podem nem acreditar.

Análise de dados

Ninguém melhor que minha colega @janaina vallim para falar sobre isso. Mas hoje, já é possível pegar os dados em grande conjunto e com eles extrair grandes insigths de padrões de consumo, padrão de compra e até mesmo padrão de uso tecnológico. O que é essencial para tomar decisões desafiadores, e até em alguns casos, mudar o rumo ou alterar um negócio.

Personalizar a experiencia do cliente

Quem nunca comentou “quero comprar tal coisa” e depois do nada começa a aparecer um monte de anuncio daquela tal coisa, no qual você nem pesquisou? Pois é, olha a IA trabalhando aí novamente. Sabe aqueles apps que você baixa e pedem autorização para usar o microfone, e você não entende o porquê? Pois bem, é para isso. Ela escuta sua voz vinda do telefone, e cria ofertas de compras personalizadas para você. Muitas empresas também a estão utilizando para entender o consumo do seu cliente, o que faz o anúncio correto ir para você, bem no momento que você estava mais precisando. A IA está ajudando muito as empresas na conversão de novos clientes.

Automatizar processos

Pode parecer obvio, mas você sabia que a IA pode ajudar com avisos de compras de suprimentos, melhorar rota em logística e até mesmo melhorar um pós-venda?  Além claro, de automatizar processos que muitas vezes nem sabemos o porquê ele ainda é feito manual.

Análise de sentimento

Quem nunca quis saber como anda a sua marca, como o cliente te vê na mídia? Pois aqui é possível.  Hoje ela consegue entender o sentimento do seu cliente, ao acessar uma rede social da sua empresa, a integração dele com seus posts e até te ajudar a pensar o porquê ele não curtiu seu artigo, ou por que ele sempre curte seus artigos.

Melhorar a produtividade

Hoje existem ferramentas que integradas ao seu email, lhe ajudam a melhorar o contexto do que está sendo escrito, fazer correção ortográfica, e até te ajudar com um resumo do que esta escrito em um email que você recebeu.

Marketing especializado

Minha colega @izabel pode falar sobre isso melhor do que eu. Mas hoje, já é possível usar a IA para personalizar campanhas de marketing especificas, e até mesmo dar um tapa na campanha já feita. Além de ajudar o setor com algumas ideias novas.

KB do Suporte

Eu não poderia terminar esse post, sem falar sobre isso. Antes íamos no google e pesquisávamos “Como fazer uma regra de NAT”, acessávamos vários sites até chegar em algo conclusivo. Hoje, abrindo o chat GPT, é possível em um único local aprender como faz isso.

Foto de capa

Claro que, criatividade não é muito o meu forte. Por isso, tanto a capa desse post, como a capa de milhares de outros foram feitos por IA. Sensacional né?

Sobre Bianca Dezorzi 84 Artigos
Pós Graduada em Gestão de T.I, estou sempre aprendendo e consumindo conteúdos de Gestão. Atualmente sou Customer Success Manager na BNP e coordeno uma poderosa Central de Serviços. E nas horas vagas? Amo passear na natureza com meus cachorrinhos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*