Máquinas Virtuais Spot na Nuvem e como você pode economizar até 90% ao contratá-las

Para oferecer a disponibilidade necessária dos serviços de cloud computing, os datacenters do provedor cloud precisam estar com as máquinas sempre rodando, mantendo os recursos prontos para atender instantaneamente os usuários que necessitem de uma nova instância reservada ou on demand. Existe então uma série de custos operacionais que estas máquinas consomem quando estão rodando ininterruptas, como consumo energia, recursos computacionais, tráfego de rede, de infraestrutura, de segurança, etc.

As máquinas Virtuais de Spot, como são chamadas na Microsoft Azure, tratam-se destes recursos computacionais que ficam ociosos, que podem ser contratadas temporariamente a preços muito mais baixos do que as instâncias sob demanda convencionais. Este desconto significativo no preço é dado porque uma instância contratada nesse modelo pode ser encerrada a qualquer momento caso o provedor requisite os recursos computacionais para atender a outras instâncias dedicadas ou on demand, não sendo possível garantir a continuidade da instância contratada. Essa característica apesar de limitar bastante as possibilidades de aplicação deste recurso, não inviabiliza totalmente o seu uso, sendo necessário analisar muito bem quando e onde utilizar para aproveitar ao máximo o desconto oferecido.

Na questão da precificação, o preço das instâncias é definido pelo mercado. Os usuários conseguem definir um preço máximo que estão dispostos a pagar pela hora da instância e caso o preço esteja abaixo desse limite definido pelo cliente, a máquina virtual é alocada. Segue tabela de exemplo com preços e descontos, obtida no site da Microsoft Azure. Os valores de referência variam e não devem ser considerados.

Outros provedores de serviços de nuvem oferecem opções semelhantes ao modelo de máquinas virtuais de spot, com diferenças nas nomenclaturas, regras e política de preço, permitindo que os usuários aproveitem os recursos computacionais ociosos a preços mais baixos.

Segue abaixo opções equivalentes nos grandes provedores de nuvem:

Amazon Web Services (AWS): Instâncias EC2 Spot:

As instâncias EC2 Spot da AWS permitem que os usuários aproveitem capacidade de computação não utilizada a preços mais baixos do que as instâncias sob demanda.

Os preços são determinados por meio de um modelo de leilão, onde os usuários especificam o preço máximo que estão dispostos a pagar. Se o preço atual do mercado for menor que esse valor, a instância é provisionada.

Google Cloud Platform (GCP): Máquinas Virtuais Preemptivas:

No GCP, as Máquinas Virtuais Preemptivas são a opção equivalente. Essas instâncias são significativamente mais baratas que as instâncias padrão.

IBM Cloud: Instâncias de Bare Metal no Modelo Spot:

A IBM Cloud oferece uma opção de instâncias de bare metal no modelo spot, podendo ser encontrada no site do provedor com as nomenclaturas transient, temporária ou efêmera, onde os usuários podem aproveitar preços reduzidos para recursos de computação.

Similar a outras ofertas, a disponibilidade depende da capacidade não utilizada na infraestrutura da IBM Cloud.

Alibaba Cloud: Instâncias preemptivas:

Na Alibaba Cloud, as instâncias Spot são conhecidas como instâncias preemptivas. Os usuários podem aproveitar essas instâncias a preços mais baixos, com a condição de que essas instâncias possam ser encerradas se a capacidade for necessária para outros fins.

Quais são as vantagens?

A principal vantagem das Máquinas Virtuais Spot é a economia alcançada com a redução substancial de custos com máquinas virtuais e serviços de computação em nuvem. Os usuários podem definir um teto do quanto querem gastar para contratar o serviço, garantindo que não terão surpresas no fim do mês com a conta de seu provedor cloud. A precificação do serviço é determinada pelo mercado, sendo possível obter descontos de até 90% na contratação quando comparado ao preço de instâncias sob demanda ou reservadas.

As Máquinas Virtuais Spot são ideais para workloads tolerantes a interrupções e falhas, que não dependem necessariamente de disponibilidade em horários específicos e que podem rodar em horários flexíveis, ou seja, algo que precisa ser processado, porém não precisa acontecer em nenhum período definido, pode ocorrer em qualquer horário e pode ser interrompido e retomado conforme a necessário. Alguns exemplos são:

  • Atividades em Batch ou lotes;
  • Processamento de Logs;
  • Migrações;
  • Tratamento de dados;
  • Big Data;
  • Machine Learning;
  • Testes automatizados em ambientes de desenvolvimento e homologação;
  • Pipelines de desenvolvimento para homologação;
  • Renderização de imagens, vídeos, artes em 3D e gráficos, etc.

Principalmente quando se trata de processamentos massivos que demandam muitos recursos, isso é traduzido em uma grande economia para o usuário.

Quais são as Desvantagens?

Como nem tudo é só vantagem, o generoso desconto oferecido vem com um ‘porém’: esse modelo de contratação pode ser encerrado pelo provedor a qualquer momento, então algumas questões precisam de atenção.

Sua aplicação ou processo precisa ter o algoritmo preparado para sofrer interrupções e retomar de onde parou, isso é essencial para que todo trabalho já realizado não seja perdido. Então, não é interessante rodar por exemplo a API principal da sua aplicação ou seu e-commerce em uma instância spot, pois a possível indisponibilidade certamente irá impactar diretamente nos clientes ou usuários finais ocasionando em perdas indesejadas.

As Máquinas Virtuais Spot no Microsoft Azure oferecem uma oportunidade valiosa para otimizar os custos de infraestrutura, permitindo que os usuários acessem recursos computacionais a preços mais acessíveis. No entanto, a implementação bem-sucedida requer uma compreensão clara das limitações, tolerância a falhas da aplicação e estratégias de recuperação. Ao integrar Máquinas Virtuais Spot em suas arquiteturas, as organizações podem alcançar uma eficiência notável em seus ambientes de nuvem, aproveitando ao máximo os recursos disponíveis.

Referências:

Microsoft Learn. Usar Máquinas Virtuais de Spot do Azure. Disponível em: https://learn.microsoft.com/pt-br/azure/virtual-machines/spot-vms

Microsoft Azure. Preços do Máquinas Virtuais do Azure Spot. Disponível em: https://azure.microsoft.com/pt-br/pricing/spot-advisor/#pricing

Sobre Ariel Leite 1 Artigo
Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Carioca morando em São Paulo, Desenvolvedor web, Devops.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*