Desafios da gestão de TI em empresas Multilinguísticas e Multiculturais

Quando falamos em organização, não estamos falando apenas de uma empresa, com seus funcionários produzindo, e gerando retorno financeiro, em nível pessoal e empresarial. Mas estamos falando de pessoas! São as pessoas que constroem a cara da empresa, que dão vida as ideias e transformam as ideias em produtos e/ou serviços.

               Após anos que a empresa está no mercado, começa surgir uma oportunidade de expansão maior, e junto com ela vem pessoas de outras culturais, religiões e dependendo do tamanho do seu negócio, até mesmo pessoas com outros idiomas diferentes do seu.

               Nesse artigo de hoje, irei falar sobre os desafios da gestão de TI para empresas com operações multilíngues e multiculturais. Afinal, a gestão é um mundo de desafios.

               Barreiras Linguísticas:  Sua organização possui uma nova filial em Nova York, e sua SEDE é o Brasil. A sua TI principal também possui sede no Brasil, e a equipe de Nova York segue as diretivas que são impostas por aqui. Bom, nem tudo são flores. Em um cenário de línguas diferentes, é necessário no meio campo alguém que interprete o que ambas as partes precisam fazer. A falha de comunicação, e o não entendimento do outro idioma, pode afetar negativamente seus negócios, e dificultar a execução certa do projeto em ambas as unidades.

               Diversidade cultural: Quando falamos de diversidade cultural, diversos assuntos podem ser abordados. Principalmente quando sua organização é multinacional.  Mas, como estamos falando do meio empresarial, a diversidade de cultura gera uma maneira de trabalho diferente de cada um, e até mesmo estilos de comunicação diferentes. Compreender e respeitar as diferenças, é essencial para que a gestão de TI funcione.

               Conhecimento local:  Não adianta você montar uma empresa em outro país, e enviar seu melhor gestor de TI para lá, sem que ele conheça como funciona a região que ele vai estar. Um exemplo bem real disto, é a data de Halloween nos Estados Unidos. Para eles é uma data comemorativa simbólica, e considerada feriado em todo o país, porém para nós Brasileiros, não passa de uma data que nem temos em nosso calendário. Agora imagine seu gestor de TI marcar uma reunião entre as unidades nessa data? Mesmo que eles aceitem trabalhar no feriado, chega ser uma ofensa para a cultura local. Parece ridículo? No Brasil nossa data nada haver para outras culturas, é o Carnaval.

               Segurança da Informação:  No Brasil temos a LGPD, onde devemos seguir as normativas desta lei no quesito compartilhamento de dados, mas em outro país, como funciona? Seu gestor precisa entender como funciona o compartilhamento de dados em outro país, e adaptar as organizações em ambas as culturas. Se em outro país é normal a exposição de senhas, no Brasil não é para ser. Seu gestor de TI terá o trabalho de aplicar uma nova cultura, e regras da empresa nessa região.

               Gestão de Projetos:  O entendimento de multiculturas é essencial para seguir nessa etapa. Existem religiões que o funcionário não trabalha aos sábados, o que não é problema nenhum para a contratação dele. Porém, é obrigação do gestor de TI saber que não é possível inseri-lo em um projeto que se deve trabalhar aos sábados, nem que seja por um pequeno periodo, pois você pode estar indo de desencontro com a cultura dele.

               No meio da gestão tanto de TI, como de pessoas, precisamos entender não apenas a situação momentânea, mas pensar em cenários que podem acontecer dentro de uma empresa, e até mesmo de uma expansão empresarial.

               Agora me conte, você já passou por algum desafio na gestão de TI relacionada a Cultura e Linguística? Se sim, me conte como se saiu nesta situação.  

Sobre Bianca Dezorzi 87 Artigos
Pós Graduada em Gestão de T.I, estou sempre aprendendo e consumindo conteúdos de Gestão. Atualmente sou Customer Success Manager na BNP e coordeno uma poderosa Central de Serviços. E nas horas vagas? Amo passear na natureza com meus cachorrinhos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*