Rede WiFi – 2.4 Ghz ou 5 Ghz, qual frequência utilizar?

Em muitas ocasiões, quando vamos comprar um novo roteador ou mesmo nos conectar a uma rede WiFi, nos deparamos com dois tipos de rede, 2.4 Ghz e 5 Ghz, neste caso, qual devemos escolher, quais as vantagens e desvantagens de ambos?

Quando falamos em 2.4 Ghz e 5 Ghz, estamos falando sobre a forma com a qual o sinal de WiFi está sendo transmitida, via ondas de rádio que trafegam nessa determinada frequência.

Essa frequência é transmitida pelo roteador e receptada pelo dispositivo final (celulares, notebooks, televisores e afins) e o contrário também acontece, o dispositivo final envia sinal para o roteador e recebe uma resposta, devido a isso devemos nos atentar que o dispositivo final também deve possuir a tecnologia correspondente a do roteador.

O objetivo de qualquer rede, seja ela cabeada ou wireless é ter estabilidade e velocidade, a rede de 2.4 Ghz trabalha em uma velocidade inferior quando comparada com a de 5 Ghz, que por sua vez tem uma capacidade de amplitude de sinal inferior quando comparada com a de 2.4 Ghz. Tendo isso em mente, qual devemos escolher?

Quando vamos configurar uma nova rede WiFi, devemos nos atentar às possíveis interferências existentes no local. Interferências podem ser descritas como tudo que causa problemas à rede WiFi, como paredes grossas, janelas de vidro, aquário, madeira, ferro, e até mesmo pessoas. As frequências sofrem perda conforme são entregues pelos equipamentos, até chegar ao dispositivo final, e isso vai atenuando o sinal, causando perca de dados e queda de velocidade.

Como dito anteriormente, a frequência de 5 Ghz trabalha com uma maior velocidade, no entanto o sinal entregue é facilmente dissipado conforme a distância do roteador vai aumentando, não tem como característica atravessar objetos mas possuí menos equipamentos trabalhando na sua faixa de frequência. Já a rede de 2.4 Ghz possui exatamente as características opostas, trabalha com menor velocidade, tem uma entrega de sinal mais ampla, atravessa mais barreiras, no entanto possui mais equipamentos trabalhando na sua faixa de frequência (micro-ondas, mouses/teclados sem fio, bluetooth, e outras tecnologias funcionam na mesma faixa, em 2.4 Ghz).

A escolha é uma decisão que devemos tomar analisando os diversos cenários que podemos encontrar.

Preciso de velocidade e meu dispositivo está próximo ao roteador?

A banda ideal é a de 5 Ghz.

Preciso de estabilidade, meu dispositivo não está tão próximo ao roteador, estou separado por barreiras (paredes, tetos, portas)?

A banda ideal é a de 2.4 Ghz.

Podemos analisar a tabela a seguir para tirar algumas conclusões:

Prós e Contras – 2.4 Ghz e 5 Ghz

A resposta para a pergunta de qual rede utilizar seria “aquela que melhor se adequar ao cenário no qual você se enquadra”, é tudo uma questão de avaliação do ambiente, para se obter os melhores resultados.

Sobre Jhonathan Chaves 61 Artigos
Amante de novas tecnologias, apaixonado pela família e louco pelo Corinthians.

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. Redes WiFi – Qual o melhor canal de WiFi para sua casa/empresa? - 4Future
  2. Redes WiFi – Largura de Banda, o que é e como escolher com sabedoria? - 4Future

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*