SOFT SKILLS

Fonte da imagem:https://br.freepik.com/

Olá.  Pessoal, tudo bem? Hoje vou falar sobre um tema que vem ganhando muita atenção no LinkedIn, em sites de emprego, em conversas nas faculdades e até mesmo matérias de jornais, porém muitos ainda não sabem bem o que significa e como melhorar seus soft skills.

Em algum curso que fiz, escutei a seguinte frase: “Hard Skills são as habilidades que fazem você entrar em uma empresa, e Soft Skills são as habilidades que em falta, lhe tiram de uma empresa.” Parece uma frase feita para alguém ter facilidade em desligar alguém, ou algo do tipo. Mas na verdade, não é.

Hard Skills todo mundo conhece. São as habilidades técnicas que te fazem ir para um processo seletivo dentro de uma empresa. 5 anos de experiencia em java script, ou X tempo como administrador de redes, são apenas alguns exemplos de conhecimentos técnicos, certificações na área também provam que você tem Hard Skills, pois afinal você é especialista em algo. Provando essas habilidades, você é capaz de ser contratado em uma empresa, e seguir suas atividades diariamente, mas e os softs skills, como prová-los e como saber quais são?

Os soft skills serão medidos apenas após a sua contratação, não é algo que dá para definir em uma entrevista de emprego, justamente pelo nervosismo e calor do momento. Mas durante seu dia a dia dentro da empresa, eles são facilmente medidos, através do seu comportamento. Não existe uma regra, nem uma receitinha de soft skills que você deve seguir. Algumas pesquisas apontam quais os softs skills mais desejáveis no mercado, a partir disso já é possível ter uma ideia do que melhorar ou não.

Comunicação:

Dialogar com colegas de trabalhos e clientes, o diálogo bom evita conflitos e ajuda a entrega de tarefas.

Liderança:

Como cobrar demandas e como delegar tarefas. Não é preciso ter um cargo de liderança para liderar.

Flexibilidade:

Capacidade de se adaptar a situações rapidamente. Seja uma mudança de projeto, cenário ou líder direto.

Trabalho em equipe:

Cooperar com os colegas é algo fundamental. Habilidade que parece simples, mas não é.

Proatividade:

Uma das habilidades mais requeridas no mercado, e uma das mais valorizadas. Quem não busca uma pessoa que sozinha administre seu tempo e suas demandas. Não tenho nada para fazer agora, porém já estou procurando outra coisa.

Ética no trabalho:

Ter comprometimento com as regras da empresa é fundamental.

Como desenvolver soft skills

Não existe uma ferramenta de habilidades, e nem uma receitinha. Mas existem vídeos de habilidades, cursos de imersões de habilidades, e até mesmo você. Levante quais as habilidades que gostaria de melhorar, peça feedback a pessoas próximas, pare e pense: Qual meu ponto forte, e o que preciso melhorar?

Iniciando esse primeiro passo, você consegue administrar suas habilidades e melhorá-las diariamente.

Abraços e até o próximo post.

Sobre Bianca Dezorzi 94 Artigos
Pós Graduada em Gestão de T.I, estou sempre aprendendo e consumindo conteúdos de Gestão. Atualmente sou Customer Success Manager na BNP e coordeno uma poderosa Central de Serviços. E nas horas vagas? Amo passear na natureza com meus cachorrinhos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*