Como calcular a idade no Power BI usando o Power Query

Você já deve ter ouvido falar no Power Query que é o editor de consultas que temos no Power BI.

O Power Query permite que o usuário realize edição e ajustes nos dados que serão importados antes de envia-los diretamente ao Power BI. Essa operação é necessária, visto que, boa parte boa parte das vezes os dados não são importados como gostaríamos, então temos alguns ajustes a fazer para garantir que nossas análises e relatórios dentro do Power BI sejam feitas corretamente.

Existem algumas maneiras diferentes de para calcular a idade no Power BI, utilizar o Power Query é uma delas, pois, possui uma dinâmica simples até mesmo para quem não conhece da linguagem M ou DAX.

Como Calcular Idade no Power BI – Passo a Passo:

Após importar a sua base de dados para dentro do Power Query, selecione o campo que corresponda a data de nascimento, em seguida selecione a aba de adicionar coluna, neste guia selecione o campo chamado data. No menu serão exibidas algumas opções, selecione idade.

Uma nova coluna será adicionada a planilha, porém os dados ainda estarão em formato de horas.

clique com o botão direito do mouse na coluna idade, opção transformar, total de anos.

A coluna ficará com o fomento de numero decimal sem arredondamento. Neste caso escolheremos a opção Arredondar para baixo depois só queremos que ele mude o valor quando de fato nós atingimos uma outra idade.

clique com o botão direito do mouse na opção 1.2 Idade e escolha a opção numero inteiro. Então a coluna idade será arredondada para baixo.

Sobre Janaina Valim 86 Artigos
Como Analista de Dados, minha paixão é desvendar insights valiosos e transformá-los em estratégias de sucesso. Constantemente em busca de novos conhecimentos, minha jornada vai além das planilhas e gráficos. Fora do mundo dos dados, sou uma apreciadora entusiasta de vinhos e cervejas, sempre em busca de novos sabores e experiências.

2 Comentário

  1. Sensacional! Me salvou! Parabéns pelo conteúdo!
    Que alegria quando conseguimos resolver uma paradinha “básica” dessas com a ajuda de vocês!

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*