OKR – A GESTÃO DE METAS DO VALE DO SILÍCIO

Created with GIMP

Olá Pessoal, tudo bem? Hoje vou falar para vocês um pouco sobre a framework OKR para atingimento de metas. Ela foi desenvolvida por Andrew Grove, que na época era CEO da Intel, e veio lá do Vale do silício, porém ficou popular apenas em 1999, quando Jon Doerr a apresentou a Google.  

A sigla OKR vem do Inglês Objectives and Key Results e traduzida significa Objetivos e resultados chave. Ela ajuda a definir os objetivos da empresa e cria resultados chaves para o atingimento das metas.

Como criar um OKR

Para criação de um OKR, você precisará definir junto com a empresa, qual o objetivo que deve ser alcançado. Os objetivos devem ser sempre ambiciosos, afinal você precisa de uma equipe engajada para entregá-los. Ambiciosos, porém, entregáveis. Se for impossível de fazer, ninguém vai querer fazer.

Os CEOs são responsáveis por definir os OKRs estratégicos de toda a organização. Após isso apresentam aos gestores para que seja feita a definição dos OKRs táticos. Depois os gestores apresentam a equipe de execução que irá definir os OKRs operacionais.

CEOs: Definem os objetivos anuais

Gestores: Definem os objetivos trimestrais.

Os objetivos devem ser qualitativos, ou seja, não devem conter números. Podem ser criados de 3 a 5 objetivos por OKR.

Depois de definir seus objetivos, você deve criar os Resultados chaves. Para cada objetivo o ideal é ter de 1 a 5 KRS, e como eles são quantitativos, todos os KRS devem conter números e devem ter claramente a definição de onde estão, e para onde querem chegar. Ex.:  Reduzir o tempo de testes de 8 horas para 3 horas.

Depois de definir seu OKR, iniciam o processo de execução, e após isso o ciclo de monitoramento.

É realizado Check-in semanais para atualização do progresso com evidências, e definidos plano de ação para OKRs com pouco progresso.

Nessa etapa não deve ser acompanhado a fundo métrica por métrica. Esse não é o objetivo aqui.

Por último, a fase de encerramento. Ela ocorre sempre no final do trimestre, ou seja, seus objetivos já devem ter sido entregues. Aqui acontecem gratificações da equipe pelo atingimento dos Objetivos.

E quanto aos OKRS não atingidos? Aqui é definido o plano de ação para o atingimento deles, ou caso não tenham mais sentido, a eliminação deles.

Os OKRS podem ser elaborados para qualquer atingimento de metas, em qualquer ambiente empresarial. Mas também estendesse a uso pessoal para as suas definições de metas. Sabe aquele curso que você quer fazer, ou aquela viagem nas férias? Dá para utilizar o OKR para isso também!

Sobre Bianca Dezorzi 86 Artigos
Pós Graduada em Gestão de T.I, estou sempre aprendendo e consumindo conteúdos de Gestão. Atualmente sou Customer Success Manager na BNP e coordeno uma poderosa Central de Serviços. E nas horas vagas? Amo passear na natureza com meus cachorrinhos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*