Matriz de Eisenhower: Entenda a melhor forma de priorizar seus afazeres

Normalmente as pessoas não são improdutivas por intenção própria, muito menos no trabalho. Mas, a medita em as tarefas se acumulam é possível perceber o quanto é difícil manter o compromisso com a produtividade. Se voce percebeu que não consegue organizar os seus prazos e priorizar o que realmente é importante, está na hora de conhecer a Matriz de Eisenhower.

A matriz de Eisenhower, também conhecida como urgente/importante, é uma forma simples de organizar e separar as tarefas simples das importantes.

Dwight D. Eisenhower — 34.º presidente dos Estados Unidos e general condecorado com cinco estrelas durante a Segunda Guerra Mundial — apresentou a ideia que mais tarde culminaria na Matriz de Eisenhower. Num discurso de 1954, Eisenhower citou um reitor anônimo dizendo: “Tenho dois tipos de problema, o urgente e o importante. O urgente não é importante, e o importante nunca é urgente”.

Como funciona a matriz Eisenhower?

A matriz ajuda a  planejar, delegar, priorizar e agendar tarefas diárias ou semanais. Ao atribuir tarefas a um dos quatro quadrantes abaixo, você pode determinar a urgência delas e descobrir como lidar com elas de maneira apropriada:

Quadrante 1: fazer

Urgente e importante (tarefas a serem concluídas imediatamente), as tarefas nesse quadrante são as que precisam ser resolvidas mais rapidamente. Elas são, normalmente, solicitações de última hora que surgem devido a circunstâncias imprevistas. Normalmente essas tarefas precisam ser resolvidas no mesmo dia. Exemplo cobrir um colega de trabalho em um projeto importante.

Quadrante 2: agendar

Importante, mas não urgente (tarefas a agendar para mais tarde), neste quadrante é possível classificar as tarefas sem um prazo específico, mas, que são importantes. Exemplo obter uma certificação, ou reajustar seu orçamento.

Quadrante 3: delegar

Urgente, mas não importante (tarefas para delegar a outra pessoa),Estas tarefas devem ser concluídas de imediato, mas não afetam as suas metas a longo prazo. Essa é o tipo de tarefa que pode ser delegada para outros membros dentro da sua equipe,  Delegar tarefas é uma das formas mais eficientes de gerir a carga de trabalho e dar à sua equipe a oportunidade de ampliar as suas habilidades.

Quadrante 4: excluir

Nem urgente nem importante (tarefas a serem eliminadas), essas tarefas são aquelas pequenas distorções que devem ser evitadas se possível. Exemplo, incluem atividades sociais ou pausas para chá/café desnecessariamente longas.

Usar a matriz Eisenhower pode ajudar a distinguir as tarefas dentro do contexto de importância e urgência. Mas como definir o que é urgente e importante?

Na maioria das vezes, a distinção entre essas duas categorias no mundo real é decididamente mais difícil de determinar do que quando você está produzindo uma matriz Eisenhower abstrata.

O ideal é que voce tenha em mente que as tarefas urgentes são as que exigem atenção de imediato. Enquanto tarefas importantes são as que exigem mais planejamento e contribuem para metas a longo prazo.

Para maior organização, voce pode achar mais útil planejar duas matrizes de Eisenhower uma para tarefas pessoais e outra para tarefas profissionais. Atualize suas matrizes durante o dia à medida que dor concluindo suas metas.

Quando voce conseguir priorizar tarefas de forma eficaz, você irá melhorar a eficiência do local de trabalho, eliminar atividades que desperdiçam tempo e desenvolver suas metas empresariais de longo prazo.

 

Sobre Janaina Valim 77 Artigos
Como Analista de Dados, minha paixão é desvendar insights valiosos e transformá-los em estratégias de sucesso. Constantemente em busca de novos conhecimentos, minha jornada vai além das planilhas e gráficos. Fora do mundo dos dados, sou uma apreciadora entusiasta de vinhos e cervejas, sempre em busca de novos sabores e experiências.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*