Roteiro de estudos DP900 parte 2

Chegamos à parte 2 do nosso roteiro de estudos para DP900. Nesta parte, iremos explorar as principais funções dos profissionais de dados.

Os profissionais de dados executam funções distintas para criação e no gerenciamento de soluções de software e trabalham com várias tecnologias e serviços para realizar isso.

Na última década, a quantidade de dados gerados por sistemas e dispositivos aumentou consideravelmente. Devido a esse aumento, novas tecnologias, funções e abordagens de trabalho com os dados estão afetando os profissionais de dados. Os profissionais de dados normalmente desempenham diferentes funções ao gerenciar, usar e controlar dados.

Neste roteiro iremos identificar as funções mais comuns de profissionais que atuam na área de dados.

Existem várias funções que envolvem o gerenciamento o controle e o uso dos dados tais funções podem envolver áreas distintas como negócios, engenharia ou pesquisas.

Neste contexto podemos separar as três principais funções que lidam com dados na maioria das organizações.

Administradores de Banco de Dados, que gerenciam bancos de dados, atribuindo permissões aos usuários, armazenando cópias de backup de dados e restaurando dados em caso de falhas.

Um Administrador de Banco de Dados do Azure é responsável pelos aspectos de design, implementação, manutenção e operação de sistemas de bancos de dados locais e baseados em nuvem. Eles são responsáveis pela disponibilidade geral e pelo desempenho e otimizações consistentes dos bancos de dados. Eles trabalham com os stakeholders para implementar políticas e ferramentas, além de processos de backup e planos de recuperação para serem usados após um desastre natural ou erro humano.

Habilidades do Engenheiro de Dados

  • Conhecimentos da linguagem estruturada SQL
  • Domínio de SGBDs.
  • Responsabilidade visto que os dados são sensíveis e não admitem falhas
  • Saber trabalhar sob pressão

Engenheiros de dados, que gerenciam a infraestrutura e os processos de integração de dados em toda a organização, aplicando rotinas de limpeza de dados, identificando regras de governança de dados e implementando pipelines para transferir e transformar dados entre sistemas.

Um Engenheiro de Dados colabora com os stakeholders para projetar e implementar cargas de trabalho relacionadas a dados, incluindo pipelines de ingestão de dados, atividades de limpeza e transformação e armazenamentos de dados para cargas de trabalho analíticas. Eles usam uma ampla variedade de tecnologias de plataforma de dados, incluindo bancos de dados relacionais e não relacionais, repositórios de arquivos e fluxos de dados.

É o engenheiro de dados que garante que os dados cheguem prontos para serem utilizados pelos cientistas de dados.

Habilidades do Engenheiro de Dados

Um Engenheiro de Dados precisa ser bom em:

  • Arquitetar sistemas distribuídos
  • Criar pipelines confiáveis
  • Combinar fontes de dados
  • Criar a arquitetura de soluções
  • Colaborar com a equipe de Data Science e construir as soluções certas para essas equipes.

Analistas de Dados, que exploram e analisam dados para criar visualizações e gráficos que permitem que as organizações tomem decisões informadas.

Os Analistas de Dados precisam ter a capacidade não apenas de decifrar os dados, mas também de relatar e explicar o que as diferenças nos números significam quando analisadas de ano para ano ou entre vários departamentos.

 Um analista de dados permite que as empresas maximizem o valor dos ativos de dados. Eles são responsáveis por explorar dados para identificar tendências e relações, projetar e criar modelos analíticos e favorecer capacidades avançadas de análise por meio de relatórios e visualizações.

Um Analista de Dados processa dados brutos e, com base em requisitos empresariais identificados, os transforma para fornecer insights relevantes.

Habilidades do Engenheiro de Dados:

Um Engenheiro de Dados precisa ser bom em:

  • Estatística
  • Capacidade de comunicação e síntese
  • Analisar criticamente os fatos
  • Propor novas soluções

Agora que você já sabe as principais funções dos profissionais que lidam com dados, fique atento que na parte 3 do roteiro no qual iremos aprender a Identificar serviços de nuvem comuns usados por profissionais de dados.

Fonte: https://docs.microsoft.com/pt-br/learn/modules/explore-roles-responsibilities-world-of-data/2-explore-job-roles

Sobre Janaina Valim 78 Artigos
Como Analista de Dados, minha paixão é desvendar insights valiosos e transformá-los em estratégias de sucesso. Constantemente em busca de novos conhecimentos, minha jornada vai além das planilhas e gráficos. Fora do mundo dos dados, sou uma apreciadora entusiasta de vinhos e cervejas, sempre em busca de novos sabores e experiências.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*