Como evitar que seu Instagram seja hackeado?

O Instagram conta com mais de 1 milhão de usuários ativos por mês. Em apenas 5 anos a rede registrou um aumento de 380% em “publipost” o que de cara torna a rede uma das mais atraentes para os ataques virtuais.

Normalmente produtos a venda são postados nos perfis hackeados, com valores bem abaixo dos mercado, o que acaba iludindo muitos seguidores, que caem no golpe realizando o pagamento desses produtos, via pix, valor esse que dificilmente será estornado.

Diante de tudo isso é ideal tomar algumas medidas para se prevenir:

Senhas:

Escolha uma combinação forte para sua senha que combine números e letras e que não siga um padrão obvio, como datas de aniversário por exemplo.

Autenticação de dois fatores:

Um código extra é exigido quando o usuário tentar entrar em sua conta.

Para ativá-lo, basta seguir os passos abaixo:

  1. Acesse seu perfil no Instagram;
  2. Clique no menu de três linhas, no canto superior direito;
  3. Clique em “Configurações”;
  4. Clique em “Segurança”;
  5. Clique em “Autenticação de dois fatores”;
  6. Clique em “Começar”;
  7. Escolha se você prefere que a autenticação seja realizada por meio de um aplicativo especializado ou de uma mensagem SMS;
  8. Caso você escolha o aplicativo (mais recomendado), o Instagram verificará se ele já está instalado no seu celular. Caso esteja, aparecerá um código de autenticação no aplicativo. Use-o no Instagram e clique em concluir. Caso não esteja, ele recomendará um app para você instalar. Clique em “Instalar aplicativo” e baixe-o. A partir daí, é só utilizar o código de verificação e clicar em “Concluir”. E pronto!
  9. Caso você escolha a mensagem SMS, o Instagram solicitará o seu número de telefone. Adicione-o e clique em “Avançar”. Você receberá um código de verificação na mensagem SMS. Adicione-o e clique em Avançar. Depois, em “Concluir”. Fim!
  10. Não se esqueça de realizar uma captura de tela para salvar os seus códigos de reserva.

Mantenha contatos atualizados:

Manter endereços de e-mail e números de telefones atualizados é essencial para que a conta permaneça sob seu controle, pois, caso haja alguma atividade estranha em sua conta Instagram você será avisado via E-mail.

Links suspeitos:

Não clique em links suspeitos enviados de contas desconhecidas, pois, essa também é uma tática bastante utilizadas por criminosos que utilizam nomes de restaurantes famosos, por exemplo

Evite as solicitações de perfis estranhos:

Aceite solicitações somente de amigos, familiares ou conhecidos. Evite perfis sem seguidores e com aparência suspeita.

Fui hackeado: e agora?

A melhor opção é entrar em contato diretamente com o suporte do Instagram, pois, lá você será orientado a tomar as devidas providencias. Também é possível seguir o passo a passo disponibilizado pela central de ajuda da rede social.

Se tudo ocorrer bem, você receberá instruções para recuperação da sua conta, também é possível restaurar postagens deletadas indevidamente dentro de um período de até 30 dias.

Caso você tenha sido hackeado tente alertar seus seguidores e pessoas próximas através de outras redes sociais, por exemplo, com isso que é possível evitar que outras pessoas também caiam nesse golpe.

Sobre Janaina Valim 79 Artigos
Como Analista de Dados, minha paixão é desvendar insights valiosos e transformá-los em estratégias de sucesso. Constantemente em busca de novos conhecimentos, minha jornada vai além das planilhas e gráficos. Fora do mundo dos dados, sou uma apreciadora entusiasta de vinhos e cervejas, sempre em busca de novos sabores e experiências.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*