A pequena Ascensão feminina na Tecnologia

Fonte das imagens: https://pt.pngtree.com/

Olá, pessoal, tudo bem? Começamos mais um mês de março, e nada mais justo do que lembrar e consagrar as mulheres que lutaram e ainda continuando lutando para chegar até aqui, afinal, o Dia Internacional da Mulher não é apenas uma data, e sim uma amostra de que o sexo frágil passa bem longe da gente.  

Em meio a tantas conquistas, portas abertas e mulheres com direitos iguais aos homens, conquistamos vários espaços em várias áreas de atuação, variando desde cargos de aprendiz, até cargos de liderança executiva, em áreas que antes nem pensávamos em atuar, tais como: Engenharia Civil, Tecnologia e temos até Pilotas de avião no Brasil, ou seja, só o céu está sendo o nosso limite nas metas, porém, as barreiras ainda estão grandes.

Se você trabalha com tecnologia, de uma olhada na equipe que você trabalha, é possível perceber que nos últimos anos apareceram mais rostos femininos na equipe, mais mulheres ingressaram nas universidades de tecnologia, e isso não aconteceu apenas no Brasil, e sim no mundo.  No último levantamento realizado pelo Caged (Cadastro geral de empregados e desempregados), do Ministério da Economia, é apontado que apenas na área de tecnologia, ocorreu um crescimento de 60% no mercado de trabalho nos últimos 5 anos, ou seja, saímos do número de 27,9 mil mulheres, para 44,5 mil mulheres empregadas em TI no nosso Brasil, e estimasse que no mundo temos cerca de 580 Mil rostinhos femininos nessa área. Ainda falando de números, conforme o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), se continuarmos assim, em torno de 10 anos, as equipes de TI serão dominadas pelas mulheres.

#MULHERESNATECNOLOGIA

Não tem como falar de tecnologia e mulheres e não mencionar os cargos que elas ocupam. De acordo com a pesquisa realizada pela consultoria global de tecnologia Thoughtworks, os principais cargos ocupados por mulheres são: Desenvolvedora, analista, gerencia, Project, tester e design. Esses não são os cargos com mais vagas abertas em tecnologia, porém são os com mais preenchimento feminino, seja porque a mulher tem um olhar diferente na situação, consegue se sair melhor de problemas, e lhe dar melhor com conflitos, até mesmo por sua organização e facilidade em fazer várias coisas ao mesmo tempo.

 #PROGRAMASDEINCENTIVOAMULHERNATECNOLOGIA

“Lugar de mulher é onde ela quiser”, já dizem os sábios, incentivo para chegarmos lá, não falta! A seguir separei alguns programas de incentivo que ajudam as mulheres a se especializar em tecnologia, afinal, sem estudo ninguém faz nada.

Women Tech Makers – Programa da Google que fornece visibilidade, comunidade e recursos exclusivos para mulheres na tecnologia – Confira em: https://www.youtube.com/user/womentechmakers

Tech Ladeis Brasil: Iniciativa para conectar e incentivar mulheres através da tecnologia. Confira em:

https://www.instagram.com/techladiesbr/

Programaria: Startup que ajuda mulheres com habilidades em tecnologia e programação, ajuda as empresas a promover diversidade e recrutar mais mulheres. Confira em: https://www.programaria.org/

Se você conhece mais algum projeto ou programa de incentivo a mulheres na tecnologia, deixe nos comentários as informações. Vamos nos ajudar a crescer cada vez mais. Abraços e até a próxima.

Sobre Bianca Dezorzi 86 Artigos
Pós Graduada em Gestão de T.I, estou sempre aprendendo e consumindo conteúdos de Gestão. Atualmente sou Customer Success Manager na BNP e coordeno uma poderosa Central de Serviços. E nas horas vagas? Amo passear na natureza com meus cachorrinhos.

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*