Processo de decisão e neuromarketing

Entender o comportamento do consumidor é compreender todo o processo de decisão que envolve compras, trocas, interações e decisões a fim de entender suas necessidades e desejos.

– Solomon, 2011

O que nos leva a optar entre um produto e outro ou optar por um determinado serviço? Muitos podem pensar que a resposta para essa pergunta é o preço, outros podem dizer que um dos fatores determinantes é a qualidade do produto, por outro lado, alguns afirmam que o mais importante é a forma que esse produto é apresentado.

Compreender o que influencia o comprador no momento da tomada de decisão de compra é essencial para as empresas. Afinal de contas, é essa informação que ajuda na criação campanhas de marketing muito mais impactantes para seu público-alvo.

Mas o que é neuromarketing?

Neuromarketing é um campo de estudo que une o marketing à neurociência. Tem como objetivo prever o comportamento do consumidor e compreender os fatores que influenciam na hora da compra. Com isso é possível traçar métodos e técnicas que beneficiam as atividades da empresa.

Esse campo da ciência pode trazer respostas mais verdadeiras e confiáveis do cérebro humano quando reage a diversos estímulos. Sua utilidade está pautada na aplicação de tomografia cerebral para identificar as reações tais reações.

Todas as descobertas alcançadas com a ciência envolvida no neuromarketing podem ser aplicadas as mais variadas campanhas e estratégias. Essas Metodologias são aplicadas através de técnicas modernas como eletroencefalograma e técnicas de medição de frequência cardíaca.

Grandes produtoras, por exemplo, fazem testes exibindo filmes para voluntários. Durante essa exibição as atividades neurais e cerebrais são examinadas com isso é possível saber quais os trechos da propaganda causam mais emoções ou mais impacto na mente de quem está assistindo.

Os especialistas sabem que os trechos mais chamativos são exatamente os que irão criar as memorias afetivas nos consumidores.

Hoje, principalmente as grandes empresas multinacionais estão fazendo neuromarketing, principalmente aquelas que atuam com inivação.

Benefícios da aplicação do neuromarketing

A questão principal aqui é aprimorar cada vez mais os pontos de contato com o consumidor com:

  • Tomada de decisões

Pois quando é definido exatamente o que atraí o consumidor a optar por um produto, é possível realizar mais ações que explorem esse aspecto.

Com o uso do neuromarketing é possível aprimorar as experiências positivas em relação aos produtos, com isso é possível realizar um atendimento personalizado. Isso retém o cliente e gera novas oportunidades de negócio.

  • Melhor direcionamento de produtos ao público

Não basta criar um item inovador, é preciso entender o que o seu consumidor espera desse produto, ou melhor, qual tipo de produto pode fazer com que seu subconsciente a influencie a realizar a compra.

São muitas coisas para considerar na criação de um produto, comunicação ou processo de vendas a fim de criar uma boa experiencia não é mesmo ?

Sobre Janaina Valim 17 Artigos
Uma economista se aventurando no mundo da tecnologia, fascinada em aprender e descobrir coisas novas.

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