Mulheres e a Tecnologia

Olá Pessoal, tudo bem?  Bem vindos ao meu primeiro post, e como estamos no mês das mulheres, nada mais justo do que começar falando dessas guerreiras, que lutam todos os dias para conquistar seu espaço em tudo, principalmente na tecnologia.

                 Vocês já pararam para observar, a quantidade de mulheres que trabalham hoje na equipe de suporte de TI? ou até mesmo na de desenvolvimento de softwares, e por que será que essa quantidade é baixa, ou até mesmo zero?

           A resposta é simples, porém a solução para esse problema pode não ser. A grande maioria das mulheres acabam nem ingressando em um curso superior de Tecnologia, e uma pequena quantidade das que ingressam, acabam nem concluindo o mesmo, e isso não acontece por falta de capacidade, as vezes sim por falta de recursos financeiros. Um dos maiores fatores para isso, são vagas que muitas vezes são destinadas apenas para homens, por algum motivo interno da organização, ou até mesmo por acharem que tecnologia não é para mulheres. Com esse cenário tão claro, torna-se desanimador ingressar em um curso ou uma faculdade, por medo de nunca conseguir uma oportunidade e quando conseguem uma oportunidade, sofrerem algum tipo de “bullying” dos colegas de trabalho, por serem mulheres. Esse tipo de coisa acontece, e infelizmente com muita frequência, o que acaba desanimando muitas candidatas, que precisam mudar seus rumos de carreira

                Mas, nem tudo são más notícias.  Existem sim mulheres que não se importaram com isso, e foram atrás dos seus objetivos, e sim, conseguiram não apenas uma vaga na TI, mas marcaram seus nomes na história da tecnologia.

Todos que trabalham com infraestrutura, já ouviram falar que grandes empresas ao implantar Switchs, habilitam o protocolo STP  (Spanning Tree Protocol), que nada mais é que o protocolo da camada 2 do Modelo OSI, ( camada de Enlace), que é responsável por  analisar a topologia de rede, e descobrir possíveis loopings e evitar problemas na tabela MAC, o que  poucos sabem, é que o cientista da computação responsável por criar esse protocolo, nada mais é que uma Senhorita cientista chamada Radia Perlman. E senão fosse a famosa “mãe da internet”, não saberíamos o que seria das grandes redes hoje.

                Ainda falando de grandes e exemplares mulheres na tecnologia, temos Sherly Kara que hoje nada mais é que a COO (Diretora de Operações), do face book, e que antes disso, era a Vice Presidente de operações da Google, e que em um de seus projetos ajudou a lançar  o Google.org. Também temos mulheres como Hedy Lamarr que inventou o salto de frequência, técnica que evita a interceptação de mensagens, e hoje a tecnologia é usada em rede celular, gps e até mesmo o Wi-fi.  A Sr. Grace Hopper que é conhecida como a “rainha da computação” e até mesmo a “Vovó do Cobol”, programou o primeiro computador digital, criou a linguagem Flow-Matic, que foi a primeira linguagem adaptada para um idioma humano, e ainda serviu de base para a criação do famoso Cobol.

                Podemos falar sobre mulheres espetaculares e que fizeram história na tecnologia por horas, mulheres essas que usaram todo o seu conhecimento, a favor da tecnologia para mudar significativamente o que conhecemos hoje. São mulheres assim como eu, como você, e até mesmo os homens que estão lendo esse post, que lutaram para chegar onde chegaram, acreditaram no sonho, estudaram, se aperfeiçoaram e não desistiram, pois, obstáculos, não surgem apenas para mulheres, surgem para todos aqueles que colocam sua vontade de alcançar suas metas a cima de tudo.

                Então, se você é uma dessas poucas mulheres da área de Tecnologia, ou querem fazer parte dela, não desistam! Acreditem e se espelhem nessas tantas mulheres que em meio a uma área dominada pelos homens, acreditaram em si, e conquistaram seu espaço.  E a todos vocês que acham que nós não somos capazes, lembrem-se que não temos apenas um dia no calendário, temos muitos feitos para serem lembrados.

                Desejo a todas as mulheres, sucesso em qualquer área que escolherem. E se você faz parte da área de tecnologia, compartilhe suas dicas, e aprendizados.

                Abraços ♥

Sobre Bianca Dezorzi 86 Artigos
Pós Graduada em Gestão de T.I, estou sempre aprendendo e consumindo conteúdos de Gestão. Atualmente sou Customer Success Manager na BNP e coordeno uma poderosa Central de Serviços. E nas horas vagas? Amo passear na natureza com meus cachorrinhos.

2 Comentário

  1. Obrigada pelo artigo! Precisamos de mais mulheres como ti, que incentivam outras mulheres a persistirem e encontrarem seu lugar na área da tecnologia!

    • O Nati, você não tem ideia de como fiquei feliz com o seu comentário. Você também incentiva muitas outras mulheres por ai ♥. E vamos juntas trazer muito mais mulheres para esse nosso mundo nerd rs.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*