Endereços IPv4 Públicos e Privados

Olá pessoal, bem-vindos a mais um post!

Dessa vez eu vim falar um pouco sobre Endereços IPv4 públicos e privados, também conhecido como IP externo e interno, assunto de grande importância para entender o funcionamento de redes em geral. Gostaria de destinar esse post para um público mais voltando ao Suporte de TI, pois acredito que o conteúdo ajudará muito no dia a dia de um analista de suporte (assim como me ajudou).

Bem, vamos lá…

Endereço IP Privado (IP Interno)

Se você trabalha com o suporte, está bem familiarizado com endereços IP, mas você sabia que os endereços IP presentes em uma LAN não navegam pela internet?

Os endereços IP distribuídos em uma LAN são chamados de endereços IP privados, e estão nas seguintes faixas de Endereços IP:

Do 10.0.0.0 ao 10.255.255.255

Do 172.16.0.0 ao 172.31.255.255

Do 192.168.0.0 ao 192.168.255.255

Não sei se você já reparou, mas todos os endereços IP de sua rede interna estão nessa faixa de endereços acima (Quer validar? Entre no cmd e de o comando ipconfig).

Esses endereços IP são utilizados para navegar internamente em sua rede, e são proibidos de trafegar pela WAN (internet). Bem, mas se a LAN utiliza esses endereços, como os computadores de uma LAN navegam na internet? Perá… Iremos chegar lá!

Endereços IP Público (IP Externo)

Os endereços de IP públicos, são todos os outros endereços que não estão na faixa de endereços IP privados (com exceção do ip 0.0.0.0 e o 127.0.0.0 mas não entrarei nesses detalhes). Esses endereços podem trafegar pela internet normalmente, pois são endereços válidos e únicos…Como assim?

Quando você contrata um link de internet de uma operadora ela te disponibiliza um endereço IP válido e único no mundo, ninguém no mundo inteiro utilizará o mesmo IP que foi disponibilizado para você, e é com esse IP que você conseguirá navegar pela internet.

Dentro de uma LAN, se você tiver 2 computadores com o mesmo ip eles apresentarão conflito, certo?! Na WAN acontece o mesmo com os Endereços públicos, por isso cada ip deve ser único.

Bem, agora vamos entender como os computadores dentro da LAN configurados com endereços IP privados fazem para se comunicar com a internet.

Imagine um ambiente de LAN, onde o PC A está configurado com o IP privado 192.168.1.10 e precisa se comunicar com a internet (exemplo usar o google), porém você ainda não tem um IP público contratado.

No exemplo a baixo, o roteador é o equipamento de borda que está fazendo a ligação da LAN com a internet.

No momento em que os pacotes enviados pelo PC A chegarem no Roteador, o roteador irá barrar os pacotes, assim impossibilitando a conexão com a internet.

Agora imagine que você contratou de alguma operadora um link de internet, e ela te disponibilizou o IP público 189.188.254.15, e o IP foi configurado no seu roteador para receber esse link.

Para que o PC A possa se comunicar com a internet, o roteador irá traduzir o IP privado para seu IP público.

Para que essa tradução aconteça, o roteador deve estar configurado com um protocolo chamado NAT (Network Address Translation).

Agora como o protocolo NAT realiza essa tradução? Bem, isso ficará pro próximo artigo que irei postar em breve… Fiquem de olho.

É isso rapaziada, até a próxima!

Sobre Vitor Prado 37 Artigos
Nascido e criado nas periferias de Diadema-SP, encontrei no estudo e no conhecimento uma forma alternativa de enfrentar os desafios da vida, apesar das muitas barreiras colocadas no caminho.

1 Comentário

1 Trackback / Pingback

  1. VoIP: O que é, como funciona, vantagens e desvantagens. - 4Future

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*